Prefeito de Figueiredo entra na mira do MP-AM por perseguir motoristas de kombi no município

O prefeito Antônio Fernando Vieira, mais conhecido como “Fernandão” (PL), é alvo que um procedimento investigatório do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), referente a possíveis irregularidades em uma chamada pública promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), no município de Presidente Figueiredo, interior do Amazonas.

De acordo com a denúncia acolhida pelo promotor de justiça Fábio Melo Barbosa de Oliveira, Fernandão e outros agentes públicos, estariam supostamente perseguindo e retaliando motoristas de kombi que fazem o transporte escolar na cidade há mais de um década, já que os mesmo foram excluídos da nova licitação por não terem apoiado a candidatura de Fernandão durante as eleições de 2024.

Nas redes sociais, a classe de pelo menos 50 motoristas de kombis escolares que prestam serviços a Prefeitura de Presidente Figueiredo acerca de 10 anos, denunciam a perseguição da atual gestão e pedem mais transparência e imparcialidade em uma nova licitação no município.

Ainda segundo os kombeiros, nenhum dos vereadores eleitos se manifestaram a favor dos trabalhadores e ficaram em silêncio quanto as irregularidades apontadas por eles na gestão Fernando Vieira.

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM), vai investigar irregularidades na expedição de atestados de capacitação técnica e documentos essenciais para a participação de todos os interessados em participarem do processo seletivo para o transporte escolar.

Além do prefeito Fernando Vieira, um homem identificado apenas como “Calebe”, o coordenador de transporte da Semed Fabrício Tavares, o subsecretário Semed Raimundo Carneiro e o candidato a vereador Afonso Jacques e os moradores da Comunidade de Canos, Jorge e Marinho, são alvos do inquérito.