Pular para o conteúdo

Cresce a busca por tratamentos e terapias integrativas no Brasil

Terapia integrativa é uma ferramenta inovadora, coadjuvante à medicina e terapias tradicionais que envolve cuidados com o corpo, a mente, alma, espírito e emoções. São tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais e têm como objetivo principal prevenir doenças, como dores, depressão e hipertensão.

Utilizando técnicas da antiga medicina tradicional chinesa e japonesa e outras mais modernas com base na psicologia, programação neurolinguística e neurociência e muitas delas já são oficializadas e aceitas pelo SUS como o Reiki, que é uma terapia de energização, principalmente através das mãos com comprovação pela OMS (organização mundial de saúde).

O mercado está em franca expansão, com vários cursos e especializações pelo país, um profissional formado em Terapias Integrativas e Complementares, promove a saúde e o bem-estar do paciente. Para isso, realiza um atendimento humanizado e usa equipamentos, técnicas e produtos que auxiliam na recuperação do equilíbrio emocional, mental e físico.

Essas terapias tiveram uma grande procura durante e também no pós pandemia. Com muitas técnicas Integradas sendo usadas no combate a depressão, ansiedade, Inteligência emocional e também como coadjuvante na ressignificação da personalidade, segundo a
terapeuta Beth Ghimel, que está no mercado há 13 anos em Manaus e atende a vários estados e países de forma online.

Beth que também é atriz, atualmente dá palestras e oficinas utilizando contos de fadas como instrumento adicional de psicoterapia e disse que nos contos de fadas são inseridas lições de comportamento aprendidas na infância que seguem toda a vida.