Neste dia 29 de agosto é comemorado o dia do sommelier data em que foi regulamentada a profissão pela Lei 12.467 no Brasil, no ano de 2011. Profissional indispensável com o avanço da vitinicultura e o crescente interesse pelo vinho, o sommelier é quem nos ajuda a descobrir e a explorar todo o potencial de um rótulo.
O termo sommelier começou a ser difundido na França com a popularização dos restaurantes, no século 19. Mas o uso da palavra vem desde a Idade Média, e servia para designar a pessoa encarregada das provisões dos castelos da realeza.
Aos poucos, o sommelier foi associado à figura do responsável em servir o vinho aos reis, sendo também o provador da bebida antes de ela chegar às papilas degustativas das majestades.
Extremamente habilidosos, naquela época eles já detectavam as substâncias nocivas que eram misturadas às bebidas, como o vinho, e aos alimentos. Como costumavam experimentar porções bem pequenas, nem sempre sofriam as consequências se as mercadorias tivessem substâncias letais.
Com o passar dos anos, já no final do século XVIII, os restaurantes se popularizaram em cidades importantes como Paris e, a partir de então, as funções de serviço passaram a se definir melhor no dia a dia com a presença do sommelier como conhecemos.
Profissão sommelier
Para a chef Amanda Gacharna, o sommelier é o profissional de grande versatilidade. “Além da compra, indicação, harmonização e prova do vinho, eles possuem a tarefa de atraírem novos consumidores com o dom da fala e do amor pelo que fazem”, diz a Chef sommelière.
A sommelière Silvia Justiniano, definiu que o profissional, tem que encantar o cliente sobre aquele rótulo, com atenção às necessidades e ao paladar do consumidor. “O mais gostoso é a gente contar e encantar a pessoa com histórias”, destacou a sommelière.
Qual a diferença entre enólogo, enófilo e sommelier?
É comum surgirem dúvidas quando o assunto é a paixão por vinhos e os profissionais que atuam na área. Um dos questionamentos mais frequentes é sobre a diferença entre enólogo, enófilo e sommelier.
O enólogo é o especialista responsável pela elaboração do vinho, desde o cultivo da uva até o resultado final na garrafa. É o profissional que acompanha a análise do solo, a escolha das cepas das uvas, as técnicas de cultivo e de vinificação, além do envelhecimento da bebida.
Os enófilos são basicamente todos aqueles apaixonados pelo universo dos vinhos. Não é necessário ter formação, apenas interesse constante e entendimento básico sobre como apreciar um bom rótulo, além de autonomia para escolher os próprios vinhos.
Já os sommeliers são os profissionais que vão explorar todo o potencial do vinho já pronto, atuando desde a montagem de carta de bebidas até a gestão do armazenamento da adega de um restaurante, por exemplo.