Pular para o conteúdo

Dom Leonardo é cotado como favorito no conclave segundo agência de notícias

A agência de notícias Reuters, afirmou nesta sexta-feira (2), que o Arcebispo de Manaus e primeiro Cardeal da Amazônia Dom Leonardo Steiner, é um dos cardeais favoritos no conclave para assumir o comando da Igreja Católica como Papa.

De acordo com a Reuters, o nome de Dom Leonardo é interpretada pelos cardeais como estratégico, para levar causas ambientais e de povos tradicionais, para o centro de discussão sobre o mundo e o futuro da Igreja Católica.

Dom Leonardo Steiner é um dos grandes defensores do diálogo entre a fé e temas que levantam a urgência na defesa do meio ambiente e de povos tradicionais, sendo uma das lideranças mais respeitadas quanto ao tema.

Dom Leonardo foi promovido a cardeal pelo próprio Papa Francisco em 2022, tornando-se o primeiro bispo da Amazônia Brasileira. Sua nomeação como bispo ocorreu em 2005, pelo Papa João Paulo II, assumindo a Arquidiocese de Manaus em janeiro de 2020, sucedendo Dom Sérgio Castriani.

O arcebispo de Manaus deve viajar para Roma nas próximas horas, onde deve participar de cerimônias fúnebres e do conclave, que escolherá o novo papa.

Além de Dom Leonardo, outros nomes são considerados possíveis sucessores de Francisco, segundo especialistas do Vaticano:

Cardeal Pietro Parolin (Itália), Cardeal Matteo Zuppi (Itália), Cardeal Pierbattista Pizzaballa (Itália), Cardeal Jean-Marc Aveline (França), Cardeal Péter Erdo (Hungria), Cardeal José Tolentino de Mendonça (Portugal), Cardeal Mario Grech (Malta), Cardeal Luis Antonio Tagle (Filipinas), Cardeal Robert Francis Prevost (EUA), Cardeal Wilton Gregory (EUA), Cardeal Blase Cupich (EUA), Cardeal Fridolin Ambongo Besungu (República Democrática do Congo), Cardeal Sérgio da Rocha (Brasil).