Pular para o conteúdo

Manaus é encoberta por fumaça das queimadas o que prejudica a qualidade do ar

Uma densa fumaça oriunda das queimadas, encobriu a cidade de Manaus na noite desta quarta-feira (27), e nesta quinta-feira (28), sendo registrada por vários populares e divulgadas nas redes sociais.

A origem da fumaça ainda é desconhecida, mas podem ser provenientes das queimadas do sul do Amazonas e municípios da Região Metropolitana de Manaus nos últimos dias.

De acordo com o aplicativo Selva, lançado recentemente pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que apontou que a qualidade do ar nas zonas Sul e Oeste está no nível péssimo, tendo uma concentração de MP2.5 acima de 200.

Pelas redes sociais, manauaras relatam a condição insalubre do ar durante a noite desta quarta-feira (27) e a manhã desta quinta-feira (28), tendo registros de bairros distintos da capital, mas com uma imagem em comum entre elas: toda a cidade coberta por uma densa cortina de fumaça com forte odor de queimada.

Junto à fumaça, a cidade ainda enfrenta recorde de calor, como o registrado pelo Inmet ontem nas capitais brasileiras, quando Manaus chegou a 39,3°C .

Com o calor e o nível de fumaça, as pessoas podem ter tosse seca, cansaço, ardor nos olhos, nariz e garganta, falta de ar e respiração ofegante. A recomendação é de uso de máscaras, ficar dentro de casa, manter portas e janelas fechadas e fazer uso purificadores de ar.

Em todo o ano até o dia 27 de setembro, o Amazonas registrou 14,4 mil pontos de queimadas. Segundo o Instituto de Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Estado soma 6.597 focos de queimadas neste mês. Somente ontem (27), foram 148 pontos de incêndios no estado.