Pular para o conteúdo

Papa Francisco morre aos 88 anos em Roma

Morreu nesta segunda-feira (21), o Papa Francisco, aos 88 anos de idade. O falecimento do sumo pontífice foi anunciada pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo do Vaticano.

Francisco faleceu em Roma por volta das 7h35 da manhã desta segunda, segundo o comunicado.

“Queridos irmãos e irmãs, é com profunda tristeza que comunico a morte do nosso Santo Padre Francisco.

Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da Sua Igreja.

Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados.

Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, declarou o cardeal Kevin Farell.

Francisco chegou a estar em ‘estado crítico’ quando foi internado com insuficiência renal, após crises respiratórias. O papa chegou a fazer uma aparição neste domingo de Páscoa, onde rezou com fiéis na basílica de São Pedro.

Nascido a Argentina como Jorge Mario Bergoglio, adotou o nome de Francisco e assumiu como Bispo de Roma e da igreja em março de 2013, sendo o primeiro papa latino-americano e o primeiro Jesuíta a ocupar o cargo.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), emitiu uma nota de pesar pedindo oração e preces ao povo de Deus, após o anúncio do falecimento do papa Francisco.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) une-se em orações e preces ao povo de Deus em todo o mundo pelo falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco, peregrino da esperança, pastor humilde e corajoso, testemunha incansável da misericórdia de Deus, que conduziu a Igreja com sabedoria evangélica, compaixão e espírito missionário.

Desde o início de seu pontificado, o Papa Francisco nos inspirou com a força dos gestos simples e com a profundidade de seus ensinamentos. Ele nos ensinou que a verdadeira grandeza da Igreja está em sua capacidade de encontro com as feridas da humanidade. Em suas palavras, atitudes e escolhas, fomos conduzidos a um encontro mais autêntico com Cristo, especialmente presente nos pobres, nos migrantes, nos doentes e em todos os que sofrem.

Recordamos com carinho sua presença no Brasil, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude de 2013, quando exortou: “Não tenham medo de ir e de levar Cristo a todos os ambientes”. Francisco foi, para o nosso tempo, sinal da esperança viva, expressão da ternura do Pai e mensageiro da fraternidade universal.

Com o coração entristecido, mas cheio de esperança, elevamos nossas preces ao Senhor da Vida, confiando ao Seu infinito amor o servo fiel que, como Pedro, guiou a barca da Igreja com coragem e amor ao Evangelho.

Como Igreja no Brasil, rendemos graças ao Senhor por este testemunho luminoso. Unimo-nos a toda a Igreja em oração, confiando a alma do querido Papa Francisco à misericórdia do Pai. Que o Ressuscitado, a quem ele seguiu com amor fiel, o receba no seu Reino de luz e de paz.

Brasília, 21 de abril de 2025

Dom Jaime Cardeal Spengler

Arcebispo de Porto Alegre (RS)

Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva

Arcebispo de Goiânia (GO)

Primeiro Vice-presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa

Arcebispo de Olinda e Recife (PE)

Segundo Vice-presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers

Bispo auxiliar de Brasília (DF)

Secretário-geral da CNBB