Pular para o conteúdo

SESI e SEMED firmam parceria para atender crianças de até 5 anos

O Serviço Social da Indústria (SESI Amazonas) e a Prefeitura de Manaus firmaram na manhã de hoje, 20, parceria que vai beneficiar cerca de 700 crianças, de um a cinco anos de idade, que serão encaminhadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). O acordo foi assinado pela secretária municipal de Educação, Dulce Almeida, e pelo presidente do Sistema FIEAM, Antonio Silva, na Escola SESI Dr. Francisco Garcia, localizada na Av. Danilo Areosa, Distrito Industrial.

De acordo com Silva, esta parceria é fruto de um desejo antigo entre as partes para atender a uma necessidade premente da educação infantil municipal. “Posso afirmar que a Educação Básica é uma das especialidades do SESI. E, particularmente no SESI Amazonas, na Escola SESI Dr. Francisco Garcia, somos referência no atendimento em creche e pré-escola”, frisou ele.

Silva destacou que há 29 anos a instituição oferece a maior creche das regiões Norte e Nordeste do país, com capacidade para atender duas mil crianças, filhos e filhas de trabalhadores de empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) e da comunidade de Manaus. Para tanto, a escola atua com equipe multiprofissional, formada por professores e auxiliares, enfermeira, assistente social, nutricionista, psicólogo e odontopediatria.

A escola SESI do Distrito Industrial ampliou sua estrutura, com a criação de mais 13 salas de aula, totalizando 40 salas disponíveis para os alunos enviados pela secretaria. Serão recebidas na modalidade creche 532 crianças, de um a três anos e, na modalidade educação infantil, 175 crianças, de quatro a cinco anos. Ainda neste ano serão ofertadas aproximadamente 300 vagas para a Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa.

A parceria, segundo a secretária Dulce Almeida, vem para preencher uma lacuna na educação infantil. “Estamos muito felizes em poder proporcionar às nossas crianças ensino de qualidade. Muito feliz com isso, Manaus só tem a ganhar. Nós todos só temos a ganhar”, disse.

Na ocasião, a secretária e sua equipe pedagógica percorreram a escola e tudo o que será oferecido como alimentação, fardamento, material didático, áreas de lazer e salas de aulas. “Temos certeza que estamos, desta forma, contribuindo para formar cidadãos e cidadãs, de muita qualidade para a nossa sociedade”.

De acordo com a secretária, a Semed tem hoje na educação infantil uma prioridade grande, que é atender as crianças especiais. Afirma Dulce Almeida que é neste momento que os professores, em sala de aula, podem monitorar e observar as atitudes e os comportamentos das crianças e, assim, fazer o devido acompanhamento. “Aqui nossas crianças terão o mesmo nível de ensino e as mesmas oportunidades que os filhos dos trabalhadores da indústria têm”, disse ela.

A secretária Dulce pede para que as pessoas fiquem atentas ao site da Semed para acompanhar o período de matrículas para preenchimento das vagas das escolas parceiras da Prefeitura de Manaus.