Pular para o conteúdo

Terremoto deixa mais de mil pessoas mortas e outras milhares feridas na Turquia e na Síria

Um terremoto de magnitude 7.8 na escala Richter, ocorrido na região central da Turquia, deixou centenas de mortos e milhares de feridos. Há também informações sobre vítimas na Síria, de acordo com o Centro Sismológico Europeu do Mediterrâneo (EMSC).

Pelo menos 1.300 pessoas morreram, e as autoridades contam com a péssima expectativa de que esse número vai aumentar nas próximas horas. São 912 mortes na Turquia e 467 na Síria.

Por causa da situação, a União Europeia afirmou que vai enviar grupos de resgate. “Equipes da Holanda e da Romênia já estão a caminho”, postou o comissário Janez Lenarcicd, do Centro de Coordenação de Resposta de Emergência do bloco.

Grécia e Israel também se colocaram à disposição. “O Estado de Israel está sempre pronto para enviar ajuda por qualquer meio possível. Nossos corações estão com as famílias e o povo turco, que está sofrendo neste momento doloroso”, tuitou o presidente israelense, Isaac Herzog.

Jake Sullivan, assessor de segurança nacional da Casa Branca, contatou as autoridades turcas nos Estados Unidos e afirmou que o país está pronto para fornecer assistência. “Profundamente preocupados com o terremoto destrutivo de hoje”, escreveu Sullivan em um tuíte.