Seu Navegador não suporta scripts.
Carregando

Curiosidades

Como ajudar o nosso sistema imunológico na prevenção e combate da COVID-19?

Como ajudar o nosso sistema imunológico na prevenção e combate da COVID-19?
Foto: Divulgação

Por: Dr, Sérgio Machado

  

O medo toma conta das nossas mentes, as notícias não são agradáveis e o que é pior, pouco conhecemos sobre essa COVID-19. Mas nós temos um papel muito importante na prevenção e combate dessa Pandemia. Além das medidas de Biossegurança amplamente divulgadas, nós precisamos reforçar o nosso sistema imunológico ou pelo menos evitar que ele enfraqueça um pouco e abra as portas das nossas defesas para esse vírus. Abaixo, deixo dicas de como podemos nos ajudar e ajudar a nossa família nesse momento.

Início falando da importância da alimentação saudável, e deixo algumas sugestões de alimentos e fontes de vitaminas que reforçam nosso sistema imunológico, logo em seguida; devemos ter um sono reparador, a pedida é dormir bem, de pelo menos 6 horas por dia; não podemos esquecer de beber água, chás, água de côco, a hidratação em todos os momentos das nossas vidas é muito importante; a prática regular de exercícios físicos é essencial, mas nada de exageros; devemos trabalhar melhor e combater os motivos que nos causam stress físico e mental; os maus hábitos devem ser combatidos, álcool e cigarro, assim como  as drogas ilícitas como cocaína,  não colaboram com a nossa imunidade, pelo contrário, diminuem; por último podemos fazer uso  dos suplementos vitamínicos , mas prescritos por especialista na área de  saúde.

Não temos ainda estudos específicos sobre o efeito dos alimentos na infecção pelo COVID-19, mas eles possuem propriedades que nos fornecem suporte para ajudar a nossa imunidade. (Wu et al. Front Immunol; 9:3160; Celiberto et al. Immunology;155(1):36-52, 2018; Yahfoufi et al. Nutrients;10(11), 2018; Pae; Wu. Nutr Res; 41:14-35, 2017).

 Alguns exemplos de alimentos que podem fazer parte do seu prato, no dia a dia e que vão contribuir com o reforço das nossas defesas:

- Vitamina D: peixes, ovos;

- Vitamina E: azeite de oliva extra virgem, castanhas, avelã, semente de girassol, abacate;

- Vitamina A: cenoura, batata doce, folhas de brócolis, manga, couve;

- Vitamina C: kiwi, goiaba, brócolis, frutas cítricas, frutas vermelhas, talos da couve, salsa;

 - Zinco: sementes, castanhas, amêndoas, cereais integrais, casca da tangerina;

-Ômega-3: peixes, castanhas, amêndoas, nozes, sementes;

- Compostos bioativos (antioxidantes e anti-inflamatórios): frutas, verduras, legumes e sementes em geral;

- Probióticos (cebola, alho, farinha de banana verde, batata doce, batata yacon) e fibras (cereais integrais, frutas, verduras, legumes, sementes) para a saúde do intestino;

- Ervas e especiarias: chá verde, gengibre, cúrcuma, alho e cebola.

Vamos fazer o nosso papel. Estimular e práticas as medidas de Biossegurança; lavar as mãos, isolamento social, para que pode, quem não pode que redobre esses cuidados; distanciamento social; usar máscaras, dentro outros. Mas também devemos cuidar da nossa imunidade com boas condutas.  Divulgue informações confiáveis e combata as fakes news.

Notícias Relacionadas