Seu Navegador não suporta scripts.
Carregando

Curiosidades

Cuidados com a higiene com as mãos

Cuidados com a higiene com as mãos
Foto: Divulgação
Por: Dr. Sérgio Machado

 

A higiene das mãos é um hábito do conhecimento popular, transmitido de pais pra filho. No entanto, muitos adultos desconhecem a sua importância, quando lavar e como fazer corretamente a higienização.

Podemos dizer que essa atitude individual é a forma mais barata e eficaz para a prevenção e disseminação de doenças contagiosas. Esse costume tem como finalidade, a retirada das sujeiras visíveis e invisíveis, lavar o suor, o excesso de oleosidade, lavar os pelos e retirar as células velhas. Mas, lavar as mãos exige atenção e tempo, não é só jogar água e secar! É de grande valia seguir um ritual que deve ser treinado diariamente sempre que se fizer necessário. Crie esse hábito na sua casa e o transmita aos filhos.

A higiene das mãos é um dos hábitos que possui grande importância para a prevenção de várias doenças, já que evita a condução vírus e bactérias que facilmente chegaria ao organismo por meio da manipulação de alimentos de pessoas com as mãos sujas e contaminadas. 

Nossas mãos são os membros do nosso corpo, que teoricamente devido à grande quantidade de atividades realizadas diariamente, mais entram em contato com objetos, em geral, a maioria das pessoas usam suas mãos pra executar várias tarefas, entre uma e outra atividade costumam passar a mão nos olhos, no nariz, na boca, no corpo, e na maioria das vezes não percebe, estão transportando micro-organismos que causam várias enfermidades. 

Essa forma de transmissão de micro-organismos pode ser drasticamente reduzida se as pessoas atentarem para a higiene das mãos, tornando um hábito entes e depois das refeições e de qualquer atividade realizada, essa higiene pode ser muito simples, basta lavar as mãos de forma adequada. Isso sem dúvida evitará que as pessoas sofram com doenças causadas por vírus e bactérias. Mas quando realmente devemos lavar as mãos? 

1- Antes e após o preparo de alimentos;

2- Antes de uma refeição ou lanche;

3- Antes e após tratar qualquer machucado, principalmente em crianças;

4- Antes e depois de entrar em contato com pessoas doentes;

5- Sempre antes e depois de usar o banheiro, principalmente os públicos;

6- Ao chegar em casa ou no trabalho ou 

7- Após ter usado várias vezes o álcool gel;

A atenção básica na saúde da família exige um certo cuidado com as mãos que devem ser lavadas com frequência. Mas qual seria mesmo a maneira correta de lavarmos as mãos? Basicamente a correta higienização das mãos deve ser feita com água limpa e sabonete, lavando integralmente toda a superfície das mãos, geralmente iniciando pelas palmas das mãos, sem esquecer de toa a extremidade dos dedos até suas pontas.

O espaço entre os dedos deve receber todo o cuidado necessário, devemos encaixar os dedos de cada mão entre esses espaços para que eles também sejam higienizados, Não podemos esquecer das unhas, o dorso das mãos deve ser lavando até a região do punho, Essa higienização deve ser realizada no tempo mínimo de aproximadamente trinta segundos a um minuto. Retirar o sabão com água e secar com pano limpo ou papel descartável. Use um desses objetos para fechar a torneira.

A higienização também pode ser complementada com o álcool em gel, normalmente quando não existe sujeira visível, secreções, sangue ou dejetos. Para higienizá-la corretamente é preciso passar o gel nas palmas das mãos espalhando, em seguida esfregue as palmas e entrelace os dedos, posteriormente esfregue a palma de uma mão sobre o dorso da outra, e vice-versa. Não esqueça da atenção ao polegar, pontas dos dedos (digitais e unhas), dobrinhas das articulações e punhos e continue esfregando até que estejam secas.

Lavar as mãos é um ato de respeito com você, seus familiares e toda comunidade. Cultive, divulgue, compartilhe.

Notícias Relacionadas