Seu Navegador não suporta scripts.
Carregando

Curiosidades

Ministério da Saúde monitora nove casos suspeitos de coronavírus no Brasil

Ministério da Saúde monitora nove casos suspeitos de coronavírus no Brasil
Foto: Divulgação

Por Dr. Sérgio Machado

 

O primeiro caso do reaparecimento da doença que acabou se espalhando pelo mundo foi relatado na cidade de Wuhan, interior da China em 31 de dezembro de 2019. Três semanas após o surgimento da doença, as autoridades de saúde já haviam constatado que o vírus havia se espalhado pelo menos por outros nove países, incluindo Coréia do Sul, Japão, Arábia Saudita e Estados Unidos, tornando-se uma preocupação global.

Os principais sintomas da doença são: dificuldade de respirar, coriza, tosse, dor de garganta e febre. Os especialistas alertam que a ocorrência do coronavírus nos grupos de maior risco que são os idosos e crianças, podem também desenvolver doenças mais graves, como pneumonia, síndrome respiratória aguda grave, falha renal e morte.

Em todo o mundo já foram constatados até o momento mais de 7.700 casos, entre esses casos 160 mortes. Sendo assim, a taxa de mortalidade chega a 2%, outros países estão em alerta observando qualquer suspeita de casos, nos EUA duzentas pessoas suspeitas de estarem infectadas ficarão em isolamento. O Ministério da Saúde está monitorando nove casos suspeito de ocorrência da doença no Brasil, sendo um no Rio de Janeiro, um em Minas Gerais, três em São Paulo, dois em Santa Catarina, e dois no Ceará. No entanto, a embaixada brasileira em Manila, nas Filipinas, confirmou que há brasileiros no país com suspeita de terem contraído a doença.

Mesmo que ainda não tenhamos nenhum casos de coronavírus confirmado no Brasil, é importante se prevenir tomando alguns cuidados como: não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença; evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

Notícias Relacionadas