Seu Navegador não suporta scripts.
Carregando

Curiosidades

Novo coronavírus; como eu me protejo e protejo os outros?

Novo coronavírus; como eu me protejo e protejo os outros?
Foto: Divulgação

Por Dr Sérgio Machado 

Diante da epidemia mundial do Coronavirus é importante usa a informação como aliado da saúde. Vamos atentar para as medidas que ajudará a nos proteger e proteger as outras pessoas.

1. Lave as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Podemos complementar com o uso de álcool em gel à 60%, pelo menos.  Caso sabão e água não estiverem disponíveis, use álcool em gel esfregando até secar. 

2. Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

3. Evite cumprimentos com as mãos, abraços e beijos.

4. Evite contato próximo com pessoas doentes, principalmente as pessoas com infecções respiratórias, como resfriados. Mantenha uma distância de pelo menos 1 (um) metro de cada pessoa quando estiver fora do seu domicílio. 

5. Fique em casa quando estiver doente, principalmente quando estiver com sintomas respiratórios. Caso sejas contato ou suspeito de infecção pelo COVID-19, obedeça às orientações médicas e cumpra a quarentena.

6. Na tosse ou espirros cubra sua boca e nariz com um lenço de papel (descartável) e após o uso, jogue o lixo no lixo. Não é errado tossir ou espirrar para o espaço entre seu corpo e sua veste. Use a dobra do cotovelo como barreira.

7. Limpe e desinfete frequentemente os objetos e superfícies tocados com frequência, por você ou por outras pessoas. 

8. Evite tocar em corrimões, maçanetas, balcões, ou quaisquer outros objetos de uso público.

9. Não compartilhe objetos de uso individual e pessoal como colheres, garfos, facas, copos, pratos ou garrafas. Evite usar aparelhos públicos como os bebedouros.

10. Evite aglomerações de pessoas, como reuniões e igrejas e procure ficar em ambientes ventilados. 

11. Alimente-se, hidrate-se de forma saudável e regularmente e tenha um sono reparador.

12. É prudente não se desgastar fisicamente e mentalmente e faça exercícios físicos regularmente.

13. Use suplementos de vitaminas.

14. Caso esteja com coriza, tosse ou espirros, use máscaras descartáveis e troque-as sempre que estiverem úmidas. Jogue no lixo e lave as mãos logo após. 

15. Observe os sinais de agravamento do seu quadro para procurar atendimento médico. 

Recomendações particulares para os profissionais de saúde durante a pandemia pelo COVID-19

1. Utilize Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), principalmente os profissionais maiores de 50 anos, portadores de Doenças Crônicas e quando estiverem atendendo grande fluxo de pessoas ou atendendo casos suspeitos ou confirmados com infecção pelo COVID-19. 

2. Os principais EPIs são: a) máscaras tipo N95, N99 ou PFF2; b) avental descartável ou macacão descartável; c) luvas descartáveis e d) protetor facial com ou sem máscara ou óculos de proteção. Muito cuidado ao descartar estes EPIs e após jogar o lixo no lixo, higienize-se.

3. O profissional de saúde que apresentar sinais e sintomas de infecção pelo COVID-19 deverá fazer o diagnóstico laboratorial. Mesmo com manifestações leves e sem ter tido contato ao menos com casos suspeitos. 

4. Além das recomendações gerais já citadas.

Em caso de suspeita, esses são os números que devemos ligar para informar sobre casos suspeitos de COVID -19, eles vão fazer o teste em casa.

CIEVS Municipal

3202-1722    8 às 17h

99982-0841   24h

CIEVS Estadual

3116-0018    8 às 18h

99994-1088   24h

Referências:

Site da Sociedade Brasileira de Cardiologia

Site da Sociedade Brasileira de Infectologia

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK554776/

https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa2002032

Notícias Relacionadas