Seu Navegador não suporta scripts.
Carregando

Curiosidades

Professor, uma vocação para a vida

Professor, uma vocação para a vida
Foto: Divulgação

Por: Sérgio Machado

Hoje tenho o compromisso de escrever sobre um profissional que exerce o mais nobre dos ofícios na sociedade. Também não poderia deixar de expressar a minha gratidão a todos aqueles que nasceram com a habilidade de ensinar e preparar crianças, jovens, adultos e idosos para uma sociedade competitiva. Ser professor não é uma profissão e sim, vocação. Sou médico cardiologista porque tive professores, da mesma forma o engenheiro, o advogado, o dentista, o escritor, o jornalista e uma infinidade de outros profissionais. 

Todos nós podemos atuar em nossas especialidades ajudando a movimentar a sociedade de forma efetiva. Porém, apenas o professor tem a capacidade de construir o país do futuro por meio do ensino aprendizado. Se tivéssemos que atribuir um mérito pela qualidade dessa vocação, não seria outro se não a nobreza. Já que somente esse título representa de fato e de direito o mais honrado dos ofícios.

O professor carrega consigo o compromisso de não deixar definhar o futuro de uma nação. A sociedade que negligencia seus mestres e a formação da juventude não pode aspirar a um futuro promissor, criativo e próspero. As civilizações que inscreveram seus nomes na história foram construídas por pessoas compromissadas com o saber e a cultura. Sabiam que sem a educação estariam fadados a uma existência de sombras, tragédias e ignorância.

O Exemplo paradigmático da força e da sabedoria que tem o papel dos professores é a história exemplar e definitiva da Grécia – que pela valorização dos mestres e do ensino, além da riqueza e a força de sua cultura transformou-se no berço da civilização Ocidental.

Dizia Aristóteles: “As sociedades instruídas são tão superiores às sem instrução, quanto os vivos são superiores aos mortos”. As palavras de Aristóteles ilustram a consciência que os gregos tinham sobre a importância do professor e do ensino para o progresso da sociedade.

Jamais devemos nos esquecer que o professor é o grande agente do processo de ensino-aprendizagem, sem sombra de dúvidas a alma de qualquer escola e nada substituirá o papel do professor na escola e na vida.

Parabéns a todos os professores pelo seu dia!

Obrigado!

Notícias Relacionadas