Seu Navegador não suporta scripts.
Carregando

Curiosidades

Saiba como identificar os primeiros sintomas de câncer na tireóide

É fundamental no tratamento do câncer que seu diagnóstico seja o mais cedo possível, então separamos alguns sintomas para identificar o câncer de tireóide

Saiba como identificar os primeiros sintomas de câncer na tireóide
Foto: Divulgação
A detecção precoce do câncer é determinante para aumentar a expectativa de vida. Por esta razão, embora não acreditemos que há risco de desenvolvê-lo, é fundamental conhecer os sintomas iniciais de câncer de tireóide.

Quais os tipos de câncer de tireoide

Existem diferentes tipos de câncer da tireoide que variam de acordo com o tipo de células que são afetadas. No entanto os mais comuns incluem:

• Carcinoma papilífero: é o tipo mais comum de câncer de tireoide, afetando 80% dos casos, este normalmente se desenvolve muito lentamente, sendo o tipo mais fácil de tratar;

• Carcinoma folicular: é um tipo de câncer da tireoide menos frequente que o papilífero, mas também tem um bom prognóstico, sendo fácil de tratar; 

• Carcinoma medular: é raro, afetando apenas 3% dos casos, sendo mais difícil de tratar, tendo menor chance de cura;

• Carcinoma anaplásico: é muito raro, afetando apenas 1% dos casos, mas é muito agressivo, tendo poucas chances de cura. 

O câncer de tireoide papilar ou folicular tem alta taxa de sobrevivência, embora possa diminuir para metade quando o câncer é diagnosticado numa fase muito avançada, principalmente se houver metástases espalhadas pelo corpo. Assim, além de saber qual o tipo de tumor a pessoa possui, deve saber também o seu estadiamento e se existem metástases ou não, porque isso determina qual o tratamento mais indicado para cada caso.  

Considerando isso, a seguir queremos compartilhar em detalhes alguns dos sinais que podem ser úteis para suspeitar da sua presença precocemente.

Nódulo no pescoço

Dores na parte anterior do pescoço e nódulos endurecidos, que persistem por mais de 20 dias podem ser sinais do tumor. Neste caso, o ideal é procurar um especialista, principalmente se o nódulo estiver associado à presença de linfonodomegalia cervical. Isso porque os linfonodos associados ao tumor maligno na tireoide podem apresentar crescimento nos gânglios linfáticos.

Rouquidão

Nódulos associados à rouquidão também podem indicar câncer na tiroide. Alterações na voz como duas tonalidades diferentes e que não desaparece por um longo período também merecem atenção. É importante a detecção precoce destes primeiros sinais, pois o tratamento vai depender do estágio do tumor.

Dificuldade para engolir

A dificuldade de engolir pode estar associada a diversas causas como disfagia, por exemplo. Contudo, a dificuldade para engolir, ingerir alimentos sólidos ou líquidos e ter a sensação de que existe algo preso na garganta também podem ocorrer e este é um sinal que não pode ser subestimado.

Problemas respiratórios

Como a tireoide está inflamada, problemas respiratórios são muito comuns. Se houver falta de ar, este pode ser um indicativo de desordem na tiroide e precisa ser acompanhado de perto.

Tosse frequente

Mesmo que pareça algo banal e que as pessoas não deem muita atenção, tosse frequente pode estar ligada a um tumor maligno na tiroide. Se a tosse persistir e não estiver acompanhada de um resfriado ou gripe, é hora de procurar um especialista para entender melhor este sintoma.

Notícias Relacionadas