Seu Navegador não suporta scripts.
Carregando

Esportes

No atletismo, amazonenses faturam prata e bronze nos Jogos Escolares da Juventude

No atletismo, amazonenses faturam prata e bronze nos Jogos Escolares da Juventude
Foto: Divulgação

A corrida por um lugar no pódio dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) continua e, na manhã desta segunda-feira (25), o Amazonas garantiu mais uma medalha para a conta. O feito ficou por conta da atleta do Centro de Treinamento de Alto Rendimento do Amazonas (Ctara), Anna Beatriz Toledo, de 14 anos, que faturou o bronze na prova dos 1.000 metros rasos.

Além dela, no sábado (23) outro atleta do Ctara, Temístocles Costa, de 17 anos, também teve um bom resultado e conquistou a medalha de prata no lançamento de dardo. Os jogos, que estão sendo realizados em Blumenau, Santa Catarina, acontecem até o sábado (30).

Com 155 atletas, a delegação amazonense contou com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, que cedeu as passagens aéreas aos atletas e comissão técnica e foi dividida em três grupos para participar da competição. Os atletas estão participando de disputas nas categorias Infantil (12 a 14 anos) e Juvenil (15 a 17 anos), nos naipes masculino e feminino.

2822

Com apenas 14 anos, a atleta do Ctara Anna Beatriz Toledo, correu, literalmente, para o pódio e conquistou a terceira colocação na prova dos mil metros rasos, repetindo o feito de 2018, quando também faturou o bronze na competição realizada em Natal, no Rio Grande do Norte. O tempo dela foi de 3 minutos, 8 segundos e 55 milésimos. Aluna da Escola Municipal Professora Francisca Pereira de Araújo, Anna Beatriz disputou juntamente com sua irmã, Anna Caroline Toledo, 12, que ficou em 4º lugar.

Para um dos responsáveis pelo acompanhamento dos atletas, João Monteiro, a medalha da jovem teve grande representatividade. “Essa é uma conquista muito importante tanto para o atletismo amazonense, quanto para o estado, pois são mais de mil atletas de todo o país que estão em busca de um lugar no pódio. Essa visibilidade é excelente”, destacou.

No sábado (23) foi a vez de Temístocles da Costa, 17, que encerrou sua participação nos JEJ, ao faturar a prata no lançamento de dardo. Aluno do 2º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Adelaide Tavares de Macedo, ele alcançou a distância de 53,87 metros.

2823

De acordo com a técnica do atleta, Margareth Bahia, foi a primeira conquista do atleta na competição, que apesar das adversidades, conseguiu um excelente resultado. “Fico feliz por termos alcançado o objetivo de levar uma medalha para o Amazonas. Ainda assim, mesmo com a chuva e o dardo molhado, toda a preparação, que teve início ainda em janeiro de 2019, valeu a pena”, afirmou.

Disputas e participação – Até o momento, a delegação amazonense conta com 13 medalhas, sendo um ouro, nove pratas e três bronzes. No primeiro bloco, com disputas de judô, luta olímpica e handebol, 11 medalhas foram alcançadas. O segundo bloco, que compete de 21 a 26 de novembro, já conta com duas medalhas. Já o terceiro grupo, composto por 38 alunos e oito técnicos, encerrará a competição com as modalidades ginástica rítmica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez.

2824

Para esta edição, o Amazonas conta com a participação de atletas de mais de 40 unidades de ensino das redes pública e privada de Manaus e dos municípios de Atalaia do Norte, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Careiro Castanho, Coari, Itapiranga, Manacapuru, Nova Olinda do Norte, Parintins, Presidente Figueiredo, São Sebastião do Uatumã e Silves. Entre as modalidades disputadas pela delegação amazonense estão o judô, luta olímpica, handebol, atletismo, badminton, futsal, voleibol, tênis de mesa, natação, ginástica rítmica, vôlei de praia e xadrez.

Notícias Relacionadas