Polícia Federal realiza operação para o combate ao trabalho análogo escravo em Manaus

A Superintendência da Polícia Federal no Amazonas, em conjunto com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Conselho Tutelar, realizaram neste último final de semana a “Operação Nacional Resgate III”, para o combate ao trabalho análogo ao de escravo e o tráfico de pessoas em Manaus.

Entre os alvos da operação realizada pela Polícia Federal, foram um parque de diversão e restaurantes de alguns balneários da capital Amazonense e da Região Metropolitana de Manaus.

O balanço final da “Operação Nacional Resgate III”, deve ser divulgado em uma coletiva de imprensa durante esta segunda-feira (11), na sede do órgão no bairro do Dom Pedro, na zona Centro-oeste de Manaus.

Operação Resgate

Durante agosto de 2023, a Operação Resgate III retirou 532 trabalhadores do trabalho escravo contemporâneo. Ao todo, mais de 70 equipes de fiscalização participaram de 222 inspeções em 22 estados e no Distrito Federal. Essa é a maior ação conjunta de combate ao trabalho escravo e tráfico de pessoas no Brasil e é resultado do esforço de seis instituições: Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública da União (DPU), Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

As equipes flagraram 26 crianças e adolescentes submetidos a trabalho infantil, das quais seis também estavam sob condições semelhantes à escravidão. Ao menos 74 do total de resgatados na Operação Resgate III também foram vítimas de tráfico de pessoas. As fiscalizações ocorreram também nas seguintes unidades da federação: AC, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MT, MS, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RO, RR, RS, SC, SP e TO.

Mês de agosto

O mês da operação é marcado pelo Dia Internacional para a Memória do Tráfico de Escravos e sua Abolição, instituído em 23 de agosto pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), bem como pela data de falecimento do abolicionista Luís Gama (24 de agosto de 1882), patrono da abolição da escravidão no Brasil.

Notícias relacionadas

Veja mais em Notícias relacionadas