Pular para o conteúdo

Ex-prefeito de Urucará é preso por estupro em São Sebastião do Uatumã

O médico e ex-prefeito do município de Urucará Antônio Taumaturgo Caldas Coelho, de 60 anos, foi preso nesta segunda-feira (12), por suspeita de ter estuprado um adolescente de 16 anos, no município vizinho de Urucará, São Sebastião do Uatumã distante a 246 quilômetros de Manaus.

O cirurgião já era investigado, desde a última sexta-feira (9), pelo mesmo tipo de crime, mas em Itapiranga contra um outro menino de 13 anos. As duas vítimas eram pacientes do profissional da saúde.

Segundo informações repassadas pela Polícia Civil, o adolescente de 16 anos, que reside em uma comunidade ribeirinha, estava sendo atendido pelo médico no hospital da cidade, após ter recebido encaminhamento para atendimento por conta de uma dor no estômago.

Durante o atendimento feito no hospital da cidade, o médico prescreveu vários medicamentos. À mãe do adolescente, o cirurgião informou que tinha alguns dos remédios em casa e a vítima o acompanhou até o hotel onde Taumaturgo residia. No imóvel, o ex-prefeito entregou à vítima um vidro de Ibuprofeno e em seguida,  em seguida, foi obrigado a praticar atos libidinosos no médico e em seguida foi abusado sexualmente por ele na cama.

“A vítima tentou se desvencilhar do autor, mas por ser menor de idade e ter a compressão física muito pequena, sem forças, não conseguiu.  Em seguida, o médico deu o número de telefone pessoal dele ao menino e disse a ele que o menino poderia pedir qualquer quantia em dinheiro que ele daria”, dizia uma nota da Polícia.

Depois de sair do local, o adolescente contou o crime à mãe, que denunciou o médico logo em seguida à 44ª Delegacia Interativa de São Sebastião do Uatumã. O médico foi preso ainda em flagrante, no quarto do hotel. Em depoimento à polícia, Taumaturgo negou a pratica criminosa.

Apesar de ter negado o crime, procedimentos médicos comprovaram o estupro. De acordo com a Polícia Civil, câmeras de vigilância do hotel registraram a entrada do menino e a saída dele do prédio. O médico foi preso em flagrante e autuado pelo crime de estupro.

Reincidência

Antes mesmo de ser preso em São Sebastião do Uatumã, o médico e ex-prefeito de Urucará, Taumaturgo, já havia sido denunciado, também por estupro, na cidade de Itapiranga. Conforme a denúncia investigada pela Polícia Civil, o cirurgião estuprou outro paciente de apenas 13 anos.

O crime, segundo a denúncia, também, foi praticado durante atendimento médico. As investigações seguem em andamento e buscam por outras vítimas.

Ex-prefeito

Antônio Taumaturgo Caldas Coelho já foi denunciado por Improbidade Administrativa em 2009, Processo n.º 2009.32.00.001975-4,  condenado no dia 04 de novembro de 2010 a suspensão dos seus direitos políticos pelo período de 8 anos. A decisão não cabe mais recurso desde 31 de maio de 2011 na medida que o processo transitou em julgado.

Em nota, o prefeito de São Sebastião do Uatumã, Jander Barreto repudiou o crime praticado pelo médico.

Nota oficial

A Prefeitura Municipal de São Sebastião do Uatumã publicou nota nas redes sociais informando que o servidor já foi exonerado.

“A prefeitura vem por meio desta, manifestar total REPÚDIO ao fato ocorrido hoje envolvendo um dos médicos do quadro de colaboradores da SEMSA, ressaltando que o Prefeito Jander Barreto já solicitou ao setor responsável, a imediata EXONERAÇÃO do mesmo, corroborando a idoneidade e moralidade pregada pelas Instituições Públicas, condenando quaisquer ilicitude que venham ser praticados por funcionários e terceiros. Que a Justiça seja feita”.

Com informações de Portal Toda Hora