Pular para o conteúdo

Idosa em condições de abandono é resgatada de sua residência na Praça 14

A vítima vivia sozinha, em uma residência insalubre e inapropriada para moradia

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (DECCI), em continuidade aos trabalhos da Operação Virtude, resgatou uma idosa de 65 anos, que vivia em condições de abandono em sua residência, no bairro Praça 14 de Janeiro, zona Sul da capital.

O resgate ocorreu na quarta-feira (18) e contou com o apoio do Centro Integrado de Defesa da Pessoa Idosa (CIPID), da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). As ações da Operação Virtude são articuladas nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Conforme a delegada Andrea Nascimento, titular da unidade especializada, as diligências iniciaram após recebimento de denúncias anônimas informando que a idosa encontrava-se em situação de abandono na própria residência, um local insalubre e inapropriado para moradia.

“Fomos ao local e, de imediato, constatamos a veracidade das informações relatadas, pois a vítima estava sozinha. Devido às condições encontradas, acionamos a Fundação Dr. Thomas, da Prefeitura de Manaus, para verificar a possível institucionalização da vítima. Uma equipe do Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso (Padi), da Fundação, compareceu e nos informou que já realizam acompanhamento da vítima”, informou.

Segundo a autoridade policial, a idosa não queria sair de sua residência para ser institucionalizada, pois tinha receio de perder seu terreno, e por isso tinha o desejo de ser aconselhada juridicamente em relação a isso.

“Depois de conversarmos com ela, a mesma aceitou a institucionalização e a levamos para a unidade especializada, para instaurar o procedimento criminal. Posteriormente, a idosa foi levada à Procuradoria Especial da Mulher – Comissão da Mulher, da Família e da Pessoa Idosa, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), para atendimento jurídico, e, em seguida, para a Fundação Dr. Thomas”, disse.

A delegada salientou, ainda, que os familiares da idosa foram localizados e conduzidos à delegacia, onde foram ouvidos. Um Inquérito Policial (IP) foi instaurado para apurar os crimes de abandono e expor ao perigo a integridade e a saúde física ou psíquica do idoso, conforme os artigos 98 e 99 do Estatuto do Idoso.

Denúncias

A PC-AM destaca que qualquer denúncia de violação de direitos da pessoa idosa, pode ser feita anonimamente pelo Disque 100, dos Direitos Humanos.