Pular para o conteúdo

PMs são acusados de matar cachorro com um tiro durante abordagem em Manaus

Uma ocorrência policial de rotina, terminou com a morte de um cachorro “caramelo” de apenas seis meses de idade nesta quarta-feira (20), no Conjunto Boas Novas, bairro da Cidade Nova, zona Norte de Manaus.

Policiais militares foram averiguar uma ocorrência e durante uma confusão generalizada, ocorreu um disparo, que foi em direção ao animal identificado como Bethoven.

Em um vídeo amplamente divulgado nas redes sociais, aparece moradores falando que os policiais realizaram o disparo na cabeça do cachorro, de forma maldosa, causando a morte do animal na hora.

“Gente, eles mataram o cachorro, na maldade’, disse uma mulher no vídeo.

“Filho da puta covarde, olha aqui oh! Olha aqui oh! Policial deu um tiro aqui oh! Na cabeça do animal aqui oh!”, dizia um homem que mostrava o animal sangrando, já morto no chão.

Em nota, a Polícia Militar informou que tomou conhecimento da ocorrência, que resultou na prisão em flagrante de um homem por tráfico de drogas, e no disparo contra um cachorro. A corporação vai instaurar procedimento administrativo para apurar a atuação pontual dos policiais durante a ocorrência.

“A PMAM ressalta o respeito que tem por toda e qualquer vida, inclusive atuando no combate aos maus-tratos aos animais”, diz a nota.

Crime de maus tratos

A pena por esse tipo de crime vai desde multa de um a 40 salários mínimos por animal, até a prisão em casos extremos. Na esfera penal, o crime é previsto pelo artigo 32 da lei nº 9.605, com alteração da lei nº 14.064/2020, prevendo pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda.