Polícia deflagra operação para cumprir mandados de prisão de acusados de estupro Manaus

210

Ao longo desta terça (7) e quarta-feira (8), sob o comando da delegada-geral Emília Ferraz e coordenação da delegada Deborah Barreiros, titular da 5ª Seccional Centro-Sul, policiais civis deflagraram uma operação que culminou no cumprimento de mandados de prisão em nome de 11 indivíduos. A ação policial contou com o apoio da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), e dos 12º, 16º, 22º e 23º Distritos Integrados de Polícia (DIPs).

Segundo a delegada-geral Emília Ferraz, a operação foi deflagrada com o intuito de retirar do convívio social indivíduos que estavam com mandados de prisão em aberto e eram considerados, portanto, foragidos da Justiça. Os alvos das prisões foram infratores que moravam ou cometeram delitos na zona Centro-sul da capital.

“Foi realizado um trabalho de integração entre todos os DIPs da área, cujos resultados foram 10 prisões em razão de sentença condenatória e uma prisão em cumprimento a mandado de prisão preventiva”, afirmou Emília.

De acordo com a delegada Deborah Barreiros, na zona Centro-sul da cidade, ocorreram as prisões por condenação de Aldeyce Cristine Rossy do Nascimento, 30, por furto no bairro Parque Dez de Novembro; André Gomes Braga, 26, por roubo no bairro Flores; e de Luiz Pinheiro de Souza Neto, 48, por roubo no bairro São Geraldo.

“Além das ações policiais deflagradas na zona centro-sul, as nossas equipes cumpriram mandados, em razão de sentença condenatória, em outras áreas de Manaus, em nome de Jonathan Ferreira da Rocha, 30, por tráfico de drogas, no Centro de Detenção Provisório Masculino (CDPM); e de Michel Frank Vieira Rocha, 40, por furto, no bairro da Paz, na zona Centro-oeste”, detalhou a titular da 5ª Seccional.

Ainda durante a operação, a delegada Allyne Lima, titular do 16º DIP, explicou que as equipes daquela unidade policial focaram os trabalhos no cumprimento do mandado de prisão preventiva em nome de Thiago Guilherme Caliri Queiróz, 31, no bairro Ponta Negra, na zona Oeste da capital. O indivíduo aparecia como o autor de diferentes esquemas de estelionato em cerca de 30 Boletins de Ocorrência (BOs).

Estupro de vulneráveis

Conforme a titular da Depca, delegada Joyce Coelho, as equipes policiais prenderam, em razão de sentença condenatória, cincos indivíduos que cometeram abusos sexuais contra crianças e adolescentes.

Dentre eles, um homem de 52 anos, preso no bairro Lagoa Azul, zona Norte da capital; um idoso de 66 anos no bairro Parque Dez de Novembro; um indivíduo de 43 anos no bairro São Lázaro, na zona Sul de Manaus; um homem de 38 anos no bairro Alvorada, na zona Centro-oeste; além de um infrator de 47 anos no bairro Lírio do Vale, zona Oeste da cidade.

Procedimentos

Após os trâmites nas unidades policiais, os infratores serão encaminhados para a Central de Recebimento e Triagem (CRT), onde deverão passar por audiência de custódia via videoconferência.