Pular para o conteúdo

Polícia Federal deflagra operação contra membros do PCC em todo Brasil

A Polícia Federal (PF) cumpre 422 mandados de prisão em operação contra a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) na manhã desta segunda-feira (31). O objetivo é de investigar o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro praticados em todo o território nacional.

De acordo com as investigações, 210 pessoas detidas em presídios federais recebiam auxílio mensal por terem alcançado cargos de alto escalão dentro da facção.

Para garantir o recebimento do auxílio, os integrantes do grupo indicavam contas de terceiros não pertencentes à facção para que os valores, oriundos de atividades criminosas, ficassem ocultos e supostamente fora do alcance do sistema de justiça criminal.

A operação, denominada de Caixa Forte, envolve cerca de 1.100 policiais federais, que cumprem 623 ordens judiciais. Destes, 422 são mandados de prisão preventiva e 201 são mandados de busca e apreensão, em 19 Estados e no Distrito Federal. Dos mandados de prisão, 173 foram para alvos que já estavam presos.

Os presos são investigados pelos crimes de participação em organização criminosa, associação para o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, cujas penas cominadas podem chegar a 28 anos de prisão.

A Justiça Federal também determinou, a pedido da PF, o bloqueio de até R$ 252 milhões. Todos os mandados foram expedidos pela 2ª Vara de Tóxicos de Belo Horizonte (MG).

No Amazonas, o grupo já foi investigado em diversas operações pela PF, em uma das vezes, foram identificados mais de R$ 200 mil à líderes da facção para combate com os bandidos da Família do Norte (FDN), facção responsável pelo massacre de 56 presos no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus.

Portal Am24h

Portal Am24h