Seu Navegador não suporta scripts.
Carregando

Polícia

Polícia realiza operação em Presidente Figueiredo contra o tráfico

Polícia Civil prende sete pessoas e apreende arma de fogo, drogas e dinheiro, durante operação em Presidente Figueiredo

Polícia realiza operação em Presidente Figueiredo contra o tráfico
Foto: Divulgação
A Polícia Civil do Amazonas deflagrou na manhã desta quinta-feira (30), no município de Presidente Figueiredo, distante 107 quilômetros em linha reta da capital, a operação “Votorantim”, que resultou nas prisões de sete pessoas, sendo quatro em cumprimento a mandados de prisão preventiva e três em flagrante, e na apreensão de uma arma de fogo, drogas e dinheiro. A ação, deflagrada por volta das 6h, teve por objetivo coibir o tráfico de drogas e, com isso, reduzir crimes decorrentes da prática ilícita, como roubos, furtos e homicídios naquela cidade.

Ao todo, 60 policiais civis participaram da operação, que contou, ainda, com o apoio de agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), policiais militares e guardas municipais de Presidente Figueiredo. A operação foi coordenada pela delegada Suely Costa, diretora do Departamento de Polícia do Interior (DPI) da instituição, e pelo delegado Valdinei Silva, titular da 37ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), situada naquele município.

Suely Costa destacou que a operação “Votorantim” foi deflagrada nesta quinta-feira (30), por conta da 29ª edição da Festa do Cupuaçu, que irá ocorrer nos dias 31 de maio, 1º e 2 de junho deste ano. “A Polícia Civil, com o apoio de outras Forças de Segurança, desencadeou a operação, visando garantir a segurança dos moradores e turistas que irão participar das festividades em Presidente Figueiredo. Foi uma operação de combate ao tráfico de drogas e aos crimes conexos a esse delito”, declarou a diretora do DPI.

Presos – Durante a operação foram presos em cumprimento a mandados de prisão preventiva: Felipe Jardim Silva, de 23 anos, por tortura e Walquimar Chaves Correa, de 41 anos, pelo crime de homicídio. Já os mandados de prisão preventiva em nome de Erivan Rodrigues Ozório e Yuran Cruz Nascimento foram cumpridos em duas unidades prisionais da capital, onde os infratores estão custodiados.

Foram presos em flagrante por tráfico de drogas Cristiano dos Santos Santana, 22, e Melissa Carolaine Farias Caldas, 19. Um caseiro de 52 anos foi conduzido à delegacia, onde foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso permitido.

1976

Material apreendido – Ao longo dos trabalhos, as equipes apreenderam uma espingarda calibre 16, com três cartuchos intactos do mesmo calibre, quatro porções médias e seis trouxinhas de maconha, 11 trouxinhas de oxi, R$ 1.080 mil em espécie, além de sete celulares e um simulacro de arma de fogo.

O delegado Valdinei Silva explicou que as investigações em torno da operação iniciaram em fevereiro deste ano. “Os alvos foram levantados a partir de três homicídios ocorridos em fevereiro deste ano, em Presidente Figueiredo. A partir desses fatos, conexos ao tráfico de drogas, iniciamos as diligências e conseguimos levantar os principais pontos de comercialização de drogas no município. Deflagramos essa ação hoje, às vésperas da Festa do Cupuaçu, para trazer mais segurança aos munícipes e visitantes”, destacou Silva.

1972

1973

1974

1975

Revista – Como parte dos trabalhos, as equipes policiais realizaram revista das celas da 37ª DIP, onde estão custodiados presos de Justiça. Os policiais realizaram revista minuciosa na carceragem, entretanto não encontraram qualquer tipo de situação ilícita no lugar.

Procedimentos – Ao término dos procedimentos cabíveis da unidade policial, Felipe, Walquimar, Cristiano e Melissa ficarão custodiados na carceragem da 37ª DIP, à disposição da Justiça. Já o caseiro de 52 anos irá responder ao processo em liberdade, após pagar fiança no valor de R$ 600, arbitrada pelo titular da delegacia.

‘Votorantim’ – A palavra ‘votorantim’ vem do tupi-guarani “boturati/boturantim” e significa grande espuma branca ou cascata branca, que lembra a paisagem das cachoeiras que emolduram o município de Presidente Figueiredo.

Notícias Relacionadas