Seu Navegador não suporta scripts.
Carregando

Polícia

Polícia recebeu 500 acionamentos da população por meio de aplicativo que previne roubos em ônibus

Polícia recebeu 500 acionamentos da população por meio de aplicativo que previne roubos em ônibus
Foto: Divulgação

De janeiro até junho de 2019, o aplicativo “Aviso Polícia” recebeu mais de 500 acionamentos da população dentro dos ônibus do transporte coletivo em Manaus. Desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), o sistema é um alerta que a população pode utilizar para chamar a polícia em situações de emergência nos ônibus.

O aplicativo está disponível na versão Android e já conta com mais de 30 mil downloads. Após apertar o botão de perigo, a tela do celular do cidadão vai ficar escura, simulando que o aparelho celular está desligado. O cidadão não precisa desligar o aparelho, inclusive, porque é o GPS do telefone que ajuda as viaturas policiais a encontrarem o ônibus em perigo.

“Tem situação em que a viatura chega antes de cinco minutos, porque a polícia já está próxima, e tem situação em que demora um pouco mais. Até mesmo para encontrar o ônibus. Às vezes, a pessoa desliga o celular, e o rastreamento não funciona. Mas leva em torno de cinco minutos”, ressalta o chefe do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação da SSP-AM, major do Corpo de Bombeiros, Marco Gama.

2369

Segundo Gama, é preciso fazer um cadastro com dados pessoais logo após a instalação do aplicativo. Depois disso, também é aconselhado fazer um teste de acionamento no botão teste, para entender como é realizado o procedimento. O major orienta, ainda, que o usuário do aplicativo deve fazer acionamento quando estiver seguro, num momento em que o assaltante ou suspeito não consiga visualizar a ação.

“Para essa pessoa não correr o risco de ser surpreendido pelo assaltante e sofrer alguma retaliação. Ela vai conversar no chat, se for preciso, senão vai apertar no botão de emergência de tela escura, e o celular dele vai ser rastreado pelo nosso Centro de Operações”.

2370

O aparelho celular é rastreado via GPS pelo Centro Integrado de Comando e Controle do Amazonas (CICC-AM) somente durante a ocorrência, sendo finalizado o rastreamento depois que o procedimento é concluído.

Redução de roubos a ônibus – Pelo sexto mês seguido no ano de 2019, o registro de roubo a ônibus do transporte coletivo na capital amazonense caiu, atualmente registrando 40% de redução, em comparação com o mesmo período do ano de 2018, de acordo com dados do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp).

2371

Entre janeiro e junho, foram registrados 846 roubos a ônibus, enquanto no mesmo período de 2018 foram notificados 1.424 casos. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), o número de roubos nos seis primeiros meses deste ano é menor que o período de janeiro a abril de 2018.

Notícias Relacionadas