Pular para o conteúdo

Amazonino Mendes morre aos 83 anos em São Paulo

O ex-governador Amazonino Mendes, faleceu aos 83 anos neste domingo (12), no hospital Sírio Libanês em São Paulo.

A família do político emitiu uma nota oficial nas redes sociais informando sobre o falecimento de Amazonino.

NOTA DE PESAR

A família de Amazonino Armando Mendes comunica com pesar o seu falecimento neste domingo (12/02), em São Paulo, aos 83 anos. Foi uma vida vitoriosa dedicada com muito amor à família e ao povo do Amazonas. Amazonino deixa um Legado incomparável, como homem e político. Lutou bravamente como poucos, mas agora descansa em paz!

 16/11/1939 + 12/02/2023

Políticos lamentam a morte do político

Após a confirmação da morte do ex-governador do Amazonas e ex-prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, o atual governador do Estado, Wilson Lima, emitiu um comunicado oficial decretando luto oficial no Amazonas por 7 dias em sua homenagem.

Nota oficial

Eu devo muito do que hoje sou ao ex-governador Amazonino Mendes. Entrei para a política fazendo críticas e buscando, em grande parte das vezes, sempre ser um contraponto ao que ele e seu grupo político foram e representaram para o nosso Estado.

Mas uma coisa é inegável: Amazonino foi um dos maiores líderes políticos da história do Amazonas.

Ele nasceu predestinado a amar essa terra, trazendo o Amazonas no nome e no coração. A imagem do homem alegre, carismático, que abraçava e acolhia, vai ficar pra sempre na memória do povo amazonense. Descanse em paz, Amazonino, e que Deus conforte sua família e todos aqueles que tiveram a honra de conviver contigo.

Decreto luto oficial por 7 dias em todo o Estado do Amazonas em sua homenagem.

Wilson Lima

Governador do Amazonas

Após a confirmação da morte do ex-governador do Amazonas e ex-prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, o prefeito de Manaus David Almeida emitiu uma nota de pesar homenageando e  decretando luto oficial na capital do Amazonas por 5 dias.

Nota Oficial 

É com profundo pesar que recebo a notícia de falecimento do ex-governador Amazonino Armando Mendes, aos 83 anos, neste domingo (12/2), no hospital Sírio-Libanês, na cidade de São Paulo. Após lutar pela vida nos últimos dias, agora descansa em paz. E, fica o seu legado, construído ao longo de quatro décadas dedicadas à vida pública.

Neste momento de dor, que Deus, na sua infinita misericórdia, conforte o coração de todos amigos e familiares.

Fica decretado luto oficial na cidade de Manaus por cinco dias, em memória de Amazonino Mendes, homem que faz parte da história política e do povo do Amazonas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou, na tarde deste domingo, a morte do ex-governador do Amazonas Amazonino Mendes. Em sua conta no Twitter, o petista declarou sua solidariedade aos familiares do político e lembrou seu apoio durante o segundo turno das eleições.

Leia mais: Ex-governador do Amazonas, Amazonino Mendes morre aos 83 anos

Entrevista: ‘Foco devem ser as causas da alta dos juros, e não a autonomia do BC’, diz Rodrigo Pacheco, presidente do Senado

“Amazonino Mendes tinha gosto e vocação política, governando o estado do Amazonas quatro vezes, representando-o no Senado, e sendo também prefeito três vezes de Manaus. Tenho orgulho e fiquei muito agradecido quando recebi seu apoio no segundo turno de 2022, em um vídeo onde defendia uma visão moderna de desenvolvimento para a região norte do Brasil.”, escreveu Lula.

O presidente ainda reforçou a trajetória política de Amazonino durante seus aproximadamente 40 anos de vida pública.

“Amazonino se dedicou a causa da vida pública até o fim. Com merecimento seu nome seguirá sendo sinônimo do estado que governou e amou. Minha solidariedade e meus sentimentos aos familiares, amigos e admiradores de Amazonino Mendes”.

O ex-governador do Amazonas morreu na manhã deste domingo aos 83 anos. O político estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, desde o dia 25 de dezembro. Ainda não foram divulgadas informações sobre o velório e o traslado do corpo para Manaus, onde o político deve ser sepultado.

Amazonino Mendes vinha enfrentando problemas de saúde desde o fim do ano passado. Em novembro, ele chegou a ser internado para tratar uma crise de diverticulite – inflação no intestino grosso – e uma pneumonia. Em dezembro, o político foi novamente hospitalizado por conta de uma piora no no quadro respiratório. À época, o ex-governador chegou a receber uma visita do então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, que passava por exames médicos de rotina no mesmo hospital antes da posse.

Filiado ao Cidadania, o político chegou a disputar o cargo de governador na última eleição, ficando em terceiro lugar com 355 mil votos. Se eleito, esta seria a quinta vez que Amazonino ocuparia o cargo de chefe do Executivo estadual. Ele também foi prefeito de Manaus por três mandatos e senador entre 1991 e 1992.