Pular para o conteúdo

Bolsonaro faz o primeiro pronunciamento após perder as eleições para Lula

Após uma longa reunião com aliados, o presidente Jair Bolsonaro (PL) faz, realizou seu primeiro pronunciamento após derrota para Lula na tarde desta terça-feira (1º). O discurso acontece no Palácio da Alvorada, em Brasília, após quase dois dias de silêncio do chefe do Executivo.

Bolsonaro é o primeiro presidente da história brasileira, desde a redemocratização, que não discursou depois do resultado das urnas para reconhecer a eleição do oponente. Ele também é o único que não se reelegeu.

Bolsonaro iniciou o pronunciamento por volta das 16h30, uma hora e meia mais tarde do que o anunciado pela equipe do presidente. Ele estava acompanhado por sua equipe de governo e fez uma declaração breve.

O presidente começou o discurso agradecendo seus eleitores. No entanto, não reconheceu a derrota e não citou o presidente eleito.

Em seguida, falou sobre as manifestações em rodovias pelo Brasil. Bolsonaro afirmou que os bloqueios são “fruto de indignação e injustiça” com o resultado das urnas.

“Os atuais movimentos populares são fruto de indignação e sentimento de injustiça de como se deu o processo eleitoral. As manifestações pacíficas sempre serão bem-vindas, mas nossos métodos não podem ser os da esquerda, que sempre prejudicaram a população: como invasão de propriedades, destruição de patrimônio e cerceamento direito de ir e vir”, disse ele.

Bolsonaro ainda falou sobre a eleição dos partidos de direita e aqueles que apoiaram a sua candidatura. Relembrou a ampla votação de deputados e senadores de direita para o Congresso Nacional.

O presidente disse novamente que, durante a campanha eleitoral, enfrentou o sistema. Ele voltou a afirmar que sempre jogou dentro das quatro linhas da Constituição, e disse que foi rotulado como “antidemocrático”.

No fim de sua fala, Bolsonaro reforçou que seus ideais, assim como os apoiadores eleitos, são a liberdade econômica, religiosa, de opinião, a honestidade e as cores verde e amarelo da nossa bandeira.