Pular para o conteúdo

Bolsonaro retorna ao Brasil para depor na PF e fazer oposição à Lula

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) retornou ao Brasil nesta quinta-feira (30), após uma temporada de 89 dias nos Estados Unidos, depois de perder à reeleição para o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A viagem de Jair começou nos últimos dias a frente do governo, no final de dezembro do ano passado.

O voo do ex-presidente saiu ontem à noite de Orlando, nos Estados Unidos. “Eu fiquei quase três meses aqui, praticamente em silêncio, e tenho acompanhado tudo que acontece no Brasil”, disse Bolsonaro antes do embarque à CNN. “Vamos começar a nos organizar e se preparar para ajudar o país a vencer os desafios.”

Bolsonaro é recepcionado por um grupo de políticos, entre eles o presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, pelos líderes da legenda no Congresso e pelo ex-ministro Walter Braga Netto.

Apoiadores do ex-presidente se amontoavam na entrada do aeroporto e aguardavam pelo ex-chefe do executivo com bandeiras do Brasil.

Jair retorna ao país após a Polícia Federal marcar seu depoimento e de seu antigo ajudante de ordens, o tenente-coronel Mauro Cid, para falar no inquérito que investiga a tentativa do então governo Bolsonaro de receber ilegalmente joias da Arábia Saudita.

O depoimento foi marcado para 5 de abril, às 14h30.

O inquérito foi instaurado após o jornal “Estado de S. Paulo” revelar que a comitiva presidencial trouxe da Arábia Saudita um conjunto de joias avaliado em R$ 16,5 milhões, que acabou apreendido pela Receita Federal. Outros dois conjuntos de joias também não teriam sido declarados na chegada da delegação ao Brasil. Um desses conjuntos já foi entregue pela defesa de Bolsonaro à Caixa Econômica Federal.