Pular para o conteúdo

Bolsonaro se vê enganado por Paulo Guedes ao ver Lula baixar o preço do gás de cozinha

Com a redução no preço dos combustíveis realizada pela equipe do presidente Lula, o ex-presidente Jair Bolsonaro se sentiu enganado e entrou em contato com seu ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, para questionar o motivo do seu governo, encerrado em 2022, não ter baixado o preço do gás de cozinha.

Ele ficou furioso com o aliado ao ver que a promessa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi cumprida nessa semana e cobrou satisfações porque se sentiu enganado.

Uma fonte revelou que o ex-presidente mandou uma mensagem nada amigável para Guedes. “Você não falou que iria baixar, pô?”, questionou Bolsonaro.

Paulo Guedes não teria gostado do tom utilizado por Bolsonaro ao questionar o ex-ministro, que teria respondido de forma malcriada ao ‘ex-patrão’.

“Desapega”, teria dito ele entre troca de ofensas e palavrões das duas partes. Segundo uma das pessoas próximas a Bolsonaro, ele foi até bloqueado pelo ex-aliado. “Acabou o amor”, disse.

Manobra para eleições de 2022

Durante o primeiro semestre de 2022, quando tentava vencer às eleições, Bolsonaro pediu a Guedes para diminuir o preço do gás de cozinha.

A resposta à época foi de que seria impossível interferir na Petrobrás e determinar que o gás de cozinha diminuísse o preço artificialmente. Segundo aliados do ex-ministro da economia, Guedes convenceu Bolsonaro a mudar de ideia após dizer que: “Não dá para agradar pobre toda hora. Se você agrada pobre, desagrada o rico e quem manda no país é o rico”, teria afirmado Paulo Guedes. O presidente concordou e deixou a ideia de lado.

Agora, com menos de cinco meses completos no cargo, Lula fez o que prometeu na campanha toda baixando o preço do gás de cozinha, ridicularizado por Bolsonaro e seus aliados durante seu mandato.

O ex-presidente acompanhou de perto a reação do mercado e ficou enfurecido ao perceber que o efeito cascata prejudicou à Petrobras e ao governo, prometido por Guedes, não aconteceu.