Pular para o conteúdo

Candidata do PCO arruma confusão com apresentador e adversários durante debate em tv

Durante um debate para candidatos ao governo do Piauí, a candidata Lourdes Melo (PCO), rebateu o apresentador ao se recusar a participar da dinâmica, com uma estratégia de tumultuar o debate.

Com edição vermelha da camisa da Seleção Brasileira e dois adesivos onde lê-se o número vinte e nove, as falas de Lourdes Melo aproximaram o posicionamento do Partido da Causa Operária, nascida de dissidentes mais radicais do Partido dos Trabalhadores, da retórica anti-eleição. A candidata, ao ser questionada sobre propostas para desenvolvimento econômico do Piauí, afirmou que qualquer proposta apresentada no debate seria vã.

Num segundo momento, os candidatos deveriam escolher um adversário para o qual deveria fazer uma pergunta. Lourdes Melo começou a discursar e foi interrompida pelo apresentador Joelson Giordani. Nesse momento, iniciou-se uma confusão e a candidata acusou o comunicador de tentar silenciá-la.

“Você quer me calar?”, questionou. O apresentador afirmou que o tempo estava zerado e pediu que a candidata escolhesse um adversário para fazer a pergunta. Foi quando Lourdes afirmou que não conhecia o nome dos demais candidatos.

A cena ‘viralizou’ nas redes sociais e levou a candidata do PCO a ser um dos assuntos mais comentados nas redes. Internautas, em tempo, resgataram outros momentos de Lourdes na Televisão. Na propaganda eleitoral, ela já apareceu com a boca coberta por uma fita, afirmando que faria um minuto de silêncio em protesto. Sua legenda, porém, só tinha direito a 57 segundos.

Em outro debate, este organizado pela emissora Meio Norte, Lourdes Melo saiu em defesa de Rui Costa Pimenta, presidente do PCO. A candidata chamou Alexandre de Moraes de ‘cabeça de ovo’. O ministro do STF determinou o bloqueio das redes do partido após incluir a legenda no Inquérito das Fake News.

PCO

O Partido da Causa Operária chama atenção pelos posicionamentos extremistas e até mesmo surpreendentes para a esquerda. A legenda já defendeu Roberto Jefferson, do PTB, e celebrou o avanço do Talibã.

“Para o PCO, as eleições são uma tribuna (e apenas mais uma) de propaganda das reivindicações fundamentais da população explorada, principalmente o socialismo e o governo operário”, diz trecho do programa de governo de Lourdes Melo.

A candidata tem 69 anos, é professora de ensino médio e tem ensino superior completo, de acordo com a plataforma de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral. Seu vice é Ronaldo Soares.