Pular para o conteúdo

Comissão de impeachment é formada na ALEAM

Aliados de Wilson Lima (PSC), terão os cargos de presidente e relator na Comissão Especial que vai analisar o processo de impeachment do governador do Amazonas e do vice Carlos Almeida (PTB). Os escolhidos para abafar o caso são a deputada Alessandra Campelo (MDB), eleita presidente e o deputado Dr. Gomes (PSC), que será o relator do processo.

A escolha dos parlamentares mediante votação de seus pares, se deu durante a sessão realizada de forma híbrida nesta terça-feira (14), e provocou reação imediata nas redes sociais. Internautas que acompanhavam a sessão disseram que o processo “terminará em pizza”.

Também foi eleita e homologada pelo plenário a chapa única para compor a Comissão Processante do Impeachment.

Com 9 votos à 6 e uma abstenção de Saullo Vianna (PTB), Alessandra Campelo foi eleita a presidente da Comissão Especial do Impeachment do governador e do vice. O relator Dr. Gomes foi eleito por 10 votos à 6 e uma abstenção de João Luiz (Republicanos). Os 17 membros da comissão estavam presente na sessão.

Os membros da Comissão, são:  Fausto Júnior (PRTB), Delegado Péricles (PSL), Felipe Souza (Patriota), Therezinha Ruiz (PSDB), João Luiz (Republicanos), Alessandra Campêlo (MDB), Dr. Gomes (PSC), Saullo Vianna (PTB), Belarmino Lins (Progressistas), Dermilson Chagas (Podemos), Wilker Barreto (Podemos), Roberto Cidade (PV), Carlinhos Bessa (PV), Adjuto Afonso (PDT), Sinésio Campos (PT), Cabo Maciel (PL) na vaga dos Progressistas e Joana D’arc (PL).

Quem presidiu a sessão foi Belarmino Lins (Progressista) pelo critério de mais idade entre os membros da Comissão.

O pedido de afastamento do governador e do vice será analisado após denúncias nº 03 e 04 de 2020 encaminhadas à Aleam e apresentadas por Mário Rubens Macedo Vianna e Patrícia Del Pilar Suarez Sicchar.

Críticas

Após o anúncio da composição da comissão que analisa o processo de impeachment de Wilson Lima, muitos internautas questionaram sobre os aliados mais leais do governador, exercerem os cargos mais importantes nesse processo.

Alguns internautas afirmam que o processo deve “terminar em pizza”, pois a base aliada comandada pela deputada Alessandra Campêlo é maioria dentro da comissão que deve julgar o atual governador do Amazonas.