Pular para o conteúdo

Congresso é invadido por ato pró-Trump em sessão que confirmaria Biden

O Capitólio dos Estados Unidos foi invadido por manifestantes pró-Trump durante a sessão que certificaria Joe Biden como presidente eleito. As informações são da CNN Americana.

Segundo a TV, as portas do Congresso foram trancadas e um alerta de emergência acionado. O vice-presidente Mike Pence, que participava da sessão para certificar Joe Biden, foi evacuado do prédio e a votação precisou ser interrompida.

Minutos antes, dois prédios do Capitólio haviam sido evacuados por uma suposta ameaça de bomba. Informações da Fox News indicam que a polícia encontrou vários pacotes suspeitos em volta do Cannon House Office e da Madison Library of Congress Building, e agiu para esvaziar os prédios e escritórios vizinhos.

Mais cedo, em discurso em frente à Casa Branca, o presidente Donald Trump pediu a seus seguidores que se manifestassem contra a certificação da vitória de Joe Biden nas eleições de 3 de novembro. Com a invasão ao Congresso e confronto com a polícia, Trump escreveu nas redes sociais que apoiadores não deveriam confrontar autoridades. “Por favor, apoiem nossa polícia. Eles estão verdadeiramente do lado do nosso país”.

O filho do presidente, Donald Trump Jr., também usou as redes sociais para pedir protestos “pacíficos”. “Use seus direitos da 1ª Emenda, mas não comece a agir como o outro lado. Temos um país a salvar e isso não ajuda ninguém”, escreveu.

A republicana Nancy Mace compartilhou um vídeo de manifestantes em confronto com a polícia do Capitólio. “Isto está errado. Não somos assim. Estou com o coração partido por nossa nação hoje”.

Com informações de UOL