Pular para o conteúdo

David Almeida denuncia Roberto Cidade por campanha antecipada mas juiz eleitoral não vê nada

A corrida pela Prefeitura de Manaus já começou. Roberto Cidade (UB), postou um vídeo onde criticava o atual prefeito David Almeida (Avante), que em um contra-golpe denunciou o deputado e pré-candidato à Prefeitura, por propaganda antecipada no Tribunal Regional Eleitoral.

No documento entregue ao TRE-AM pelos advogados de David Almeida, Cidade tem “realizando pedido explicito de votos”, uma vez que ele, de forma velada, diz que quer a oportunidade para ser prefeito. “Eu sou Roberto Cidade. Muitos me chamam de Robertinho, mas eu te garanto, se eu tiver uma oportunidade, o Robertinho vai ser um Prefeitão”.

O pedido foi analisado pelo juiz eleitoral Roberto Taketomi, na 32ª Vara Eleitoral de Manaus, que não viu pedidos de votos por parte do pré-candidato Roberto Cidade, o que não configura campanha antecipada como denunciava David Almeida.

“Ao analisar o vídeo juntado aos autos não vislumbro nenhum elemento que indique a ocorrência de pedido explícito de voto. As mensagens veiculadas, ao meu sentir, constituem meros atos de promoção pessoal e manifestação de posicionamento político, condutas permitidas pelo art. 36-A1 da Lei n.º 9.504/1997 (que disciplina o período de pré-campanha)”, diz trecho da decisão.