Pular para o conteúdo

David Almeida e os 41 vereadores, tomam posse nesta sexta-feira (1º)

Em razão do aumento no número de casos de Covid-19, em Manaus, a cerimônia de posse do prefeito eleito David Almeida (Avante), do vice-prefeito Marcos Rotta (DEM) e dos 41 vereadores de Manaus será de forma virtual na sede da Câmara Municipal de Manaus (CMM), para poucos convidados e com acesso restrito. A mudança também atende ao decreto do governo do Amazonas que  proíbe a aglomeração de pessoas.

A posse estava programada para acontecer no Teatro Amazonas, mas foi transferida para o Plenário Adriano Jorge da CMM, às 14h do dia 1°de janeiro. Cada empossado pode levar apenas um convidado, já as autoridades participarão de forma virtual.

Para David Almeida é preciso ter cautela. “Não cabe pompa. O momento é de zelar pela segurança e saúde de todos. É claro que gostaríamos de comemorar de outra forma, mas isso não é possível e como cidadão, acima de tudo, me coloco à disposição para fazer o que é correto. Como autoridade, não medirei esforços para proteger nossa população”, declarou o prefeito eleito de Manaus.

A cerimônia será transmitida oficialmente pela TV Câmara Canal 6.3, Rádio Câmara Manaus 105.5 FM, YouTube e Facebook da Câmara Municipal de Manaus, Aplicativo Mano e pelas redes sociais oficiais do prefeito eleito.

Vereadores

Em 2021 a Câmara vai contar com 23 novos vereadores, uma renovação de 56% no legislativo municipal. São eles: Allan Campelo (PSC), Amom Mandel (Podemos), Antônio Peixoto (PTC), Caio André (PSC), Capitão Carpê (Republicanos), Dione Carvalho (Patriota), Dr. Eduardo Assis (Avante), Eduardo Alfaia (PMN), Elan Alencar (Pros), Ivo Neto (Patriota), Jander Lobato (PTB), João Carlos (Republicano), Kennedy (PMN), Lissandro Breval (Avante), Luiz Mitoso (PTB), Márcio Tavares (Republicano), Raiff Matos (DC), Rodrigo Guedes (PSC), Sandro Maia (DEM), Thaysa Lippy (Progressistas), Yomara Lins (PRTB), Wanderley Monteiro (Avante) e William Alemão (Cidadania).

Dos 39 parlamentares que tentaram a reeleição, apenas 18 saíram vencedores nas urnas e garantiram mais um mandato na política. Entre eles: Bessa (Solidariedade), David Reis (Avante), Diego Afonso (PSL), Dr. Daniel Vasconcelos (PSC), Everton Assis (PSL), Glória Carrate (PL), Jaildo Oliveira (PCdoB), Joelson Silva (Patriota), Marcel Alexandre (Podemos), Marcelo Serafim (PSB),  Professor Fransuá (PV), Professora Jacqueline (Podemos), Professor Samuel (PL), Raulzinho (PSDB), Rosinaldo Bual (PMN), Rosivaldo Cordovil (PSDB), Sassá da Construção Civil (PT) e Wallace Oliveira (Pros).

Vale lembrar que a CMM também será comandada por um time mais jovem, a maioria dos vereadores, 32, têm menos de 50 anos de idade, um deles, Amom Mandel (Podemos) é o mais jovem, com 19 anos.

Os 41 parlamentares que representarão a população de 2021 à 2024, vão compor a 18ª legislatura da câmara municipal.

Após a solenidade de posse, os vereadores elegerão a nova Mesa Diretora da casa legislativa para o biênio 2021/2022.

O prefeito seguirá para a sede da prefeitura de Manaus, no bairro Compensa, na zona oeste, para receber a Chave da Cidade, prevista para às 16h.

David Almeida e Marcos Rotta vão conceder entrevista coletiva de forma virtual após a solenidade de entrega da Chave da Cidade.