Pular para o conteúdo

Deputados batem boca durante sessão na Aleam

Os deputados Joana Darc e Wilker Barreto trocaram farpas e bateram boca durante a sessão desta quinta-feira (20), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) durante um debate sobre o caso da ‘capivara Filó’.

Wilker afirmou que as redes sociais ‘só fala na capivara e do Agenor Tupinambá’ e que o seu discurso na tribuna era sobre a inversão de valores, pois ele queria falar sobre os professores. Joana retrucou dizendo “a vida de um animal importa. Uma causa não se mistura com a outra. Uma coisa não tem a ver com a outra”, disse a parlamentar.

Em seguida, os deputados começaram a discutir simultaneamente. Joana acusou Wilker de ser misógino e de não respeitar as mulheres.

“Você não respeita a causa dos outros. Eu não vou me calar. Não aproveite as pessoas que estão na galeria para fazer palhaçada”, disse a parlamentar referindo-se aos professores estaduais que estavam na galeria pedir apoio à campanha pelo reajuste salarial.

Wilker respondeu sendo sarcástico questionando o deputado estadual João Luiz, que estava presidindo a sessão no momento, se o local da reunião era o parlamento ou “feira” e afirmou que Joana não defende a causa das pessoas com deficiência, mas que votou pela extinção da Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência (Seped), em 2019.

Joana afirmou que luta pela reabertura da pasta no governo do estado.

A discussão era tamanha que João Luiz cortou os microfones dos deputados que foram silenciados na transmissão da sessão. Contudo, a gritaria continuou.

Quando a sessão foi retomada, as acusações continuaram. Wilker disse que Joana não tem postura para o debate no parlamento, que se reelegeu, no ano passado, com a máquina pública e que o mandato dela pertence ao governo e não ao povo.

“Estou aqui não desrespeitando a causa A, B ou C. Os valores estão invertidos. Isso não é uma crítica à vossa causa. Vossa excelência que se doeu. Falei que hoje se postar crianças sem leite, em corredores do hospital nas redes sociais vai se falar mais da capivara. São valores. É o meu entendimento e respeite o meu posicionamento”, finalizou Wilker.