Empresa de pesquisa criada há um mês, já divulga sua primeira pesquisa

98

Nascida há pouco mais de um mês, a empresa Eficaz Pesquisa & Tecnologia, “constatou” crescimento do candidato David Almeida (Avante), nas intenções de votos para prefeito de Manaus, mesmo tendo sido aberta no último dia 4 de setembro no bairro Morro da Liberdade. O bairro da zona Sul de Manaus é tido como base eleitoral do candidato beneficiado com a pesquisa.

A “novinha” Eficaz, diz que David Almeida mantém o segundo lugar na corrida eleitoral, agora com 22,6% das intenções de voto, ainda bem atrás de Amazonino Mendes, que se mantém em primeiro lugar e também venceria no segundo turno.

Os números apresentados pela Eficaz nesta segunda-feira (5), tenta mostrar um “crescimento” do candidato segundo colocado nas pesquisas, em comparações matematicamente incorretas, com números de outros institutos que já possuem tradição no mercado, e usam metodologias diferentes. A empresa com um mês de criação, nunca havia registrado pesquisa na Justiça Eleitoral.

Como a empresa é nova no mercado, não sabe que comparar números de institutos diferentes, como o DMP/Tiradentes e Perspectiva, é cientificamente e estatisticamente errado, já que os métodos utilizados por elas são diferentes.

O site BNC Amazonas, divulgou a pesquisa para tentar passar credibilidade a mesma, diz que aliados de David Almeida afirmam que o “crescimento” é reflexo da participação do candidato no debate da TV Band, mesmo tendo o candidato David Almeida sendo colocado em xeque pelo candidato Ricardo Nicolau (PSD) que o questionou sobre seus escândalos em poucos meses de mandato tampão no governo.

Nicolau perguntou a David Almeida sobre contratos que foram alvos de análise de órgãos de controle e estão relacionados à sua gestão interina no governo do estado em 2017. Nicolau citou, por exemplo, a multa do Tribunal de Contas ao ex-secretário de Saúde de David Almeida por irregularidades em cirurgias no interior e exames com 1.100% de superfaturamento de preço.

Nascimento de uma empresa

De acordo com os sites CNPJ.biz e CNPJ.plus,  a Eficaz Pesquisas & Tecnologia tem o CNPJ 38.346.323/0001-04 e é de Igor Olavo Ramos Tavares.

A data de sua abertura é de 4 de setembro de 2020. Ou seja, foi criada há um mês, provavelmente para ser usada na campanha eleitoral deste ano. Não tem outros trabalhos registrados de pesquisa anteriores.

O endereço da empresa é na Rua Rosa Rezende, 840-B, no bairro Morro da Liberdade. De acordo com o Google Earth, divide um prédio humilde, de dois andares.