Pular para o conteúdo

Idosos têm prioridade e podem votar a qualquer hora do dia no segundo turno

Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos podem votar a qualquer horário, no próximo domingo (29), durante o segundo turno das eleições no Amazonas. A afirmação se dá após o Portal M2 News receber questionamentos sobre o horário reservado para votação dos idosos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo o TSE, o horário das 7h às 10h da manhã foi imposto de forma preferencial e não obrigatória, mas a divulgação gerou dúvida nos idosos e muitos deixaram de votar no primeiro turno das eleições. Estes podem voltar a qualquer hora dentro do horário previsto, das 7h às 17h.

A preferência pelo horário inicial divulgado pelo TSE foi uma forma de reduzir o risco de aglomerações nos dias de eleição. O órgão divulgou de forma nacional que o horário das 7h às 10h era preferencialmente para os idosos, entretanto eles, que já não são mais obrigados a votarem, deixarem de ir às urnas ou votaram apenas até às 10h.

A costureira Ivônia de Machado, 62 anos, afirmou que foi cedo às urnas confirmar o voto porque havia pensado que só poderia votar das 7h às 10h. A dúvida também ficou na cabeça dos jovens eleitores, que acharam que só poderiam cumprir a obrigação após às 10h

De acordo com o TSE, em 2020 o número de idosos em todo o Brasil que devem votar são de mais de 13 milhões.