Pular para o conteúdo

Jair Bolsonaro pode passar a faixa presidencial a Lula, afirma jornalista do Metrópoles

O colunista do Portal Metrópoles Guilherme Amado, afirmou nesta quarta-feira (7), que o presidente Jair Bolsonaro (PL), está reavaliando sua decisão de não passar a faixa presidencial para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no dia 1º de janeiro de 2023.

“O presidente foi aconselhando por um de seus mais importantes ministros a participar de maneira protocolar da cerimônia, sem sorrisos ou afagos a Lula, mas cumprir o ritual e passar a faixa. Isso reforçaria a mensagem de que ele, ao contrário de críticas, supostamente teria respeitado as regras da democracia”, diz disse a reportagem.

Amado prossegue dizendo que “o entorno de Bolsonaro é contra a medida. Eduardo Bolsonaro, por exemplo, argumentou que isso passaria um sinal ruim para os manifestantes que pedem intervenção federal, como se todo o esforço deles tivesse sido em vão”.

Na prática, o presidente disse que poderá decidir até a véspera se passará ou não a faixa presidencial a Lula na posse que acontece em 1º de janeiro.

Já o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), em entrevista a Paulo Cappelli, também do Metrópoles, afirmou que um golpe “nunca foi cogitado” por seu pai.

“Nunca houve essa conversa de golpe (militar). Um golpe nunca foi cogitado. Muitos em Brasília estavam tentando se proteger de algo que nunca existiu. Bolsonaro sempre agiu e agirá dentro da Constituição Federal”, afirmou Flávio Bolsonaro, jogando areia sobre as esperanças de bolsonaristas que estão em frente a quartéis do Exército pedindo um golpe contra o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O senador afirmou que Jair Bolsonaro vai procurar uma casa para seguir morando em Brasília. A ideia é fazer da residência uma espécie de “QG” de políticos de oposição a Lula.

Bolsonaro ficará em Brasília para tentar manter seu protagonismo político, tentando se colocar como líder da oposição ao novo governo.