Pular para o conteúdo

Keitton Pinheiro é o novo prefeito de Coari

Keitton Pinheiro venceu a eleição suplementar para escolha do novo prefeito de Coari neste domingo (5) e vai governar a cidade até dezembro de 2024. Com mais de 90,97% das seções eleitorais totalizadas, ele registrou mais de 53% dos votos. O segundo colocado, Robson Tiradentes Júnior, tem 34,83%. Em seguida, aparece o candidato Zé Henrique com 11,24% e Mil Mitouso, com 0,47%.

A eleição em Coari foi determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) após cassação do mandato do prefeito eleito em 2020, Adail Filho (PP).

“O povo foi às urnas e mostrou que Coari quer manter o desenvolvimento”, disse ele após a vitória.

Durante todo o dia, as seções eleitorais de Coari registraram filas e movimento intenso de eleitores.

Fiscalização

Durante a eleição estava sendo realizada a operação Eleição Suplementar Coari 2021. A operação, dirigida pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), foi organizada pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), localizado na Avenida André Araújo, bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus. O objetivo era monitorar a eleição para prefeitura do município de Coari, para que a mesma fosse realizada da maneira mais transparente possível.

Durante a ação de hoje, foram registradas duas ocorrências de irregularidades. A primeira, foi a apreensão de uma ambulância que estava realizando o transporte de eleitores. Na segunda, foi registrado a prisão de dois homens, que estariam realizando ‘boca de urna’. Os envolvidos nos casos, foram encaminhados até a delegacia e serão responsabilizados.

O secretário de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur, durante uma coletiva realizada no colegiado, registrou que o trabalho, fruto de planejamento, as ocorrências registradas foram comuns para um pleito.

“Tivemos dois problemas. Ambos foram levados à delegacia e foi registrada toda a ocorrência. Um pleito dessa magnitude com apenas duas ocorrências, mostra que a parte de segurança pública foi assegurada”, disse ele.

As atividades de fiscalização do município serão encerradas somente após a apuração e manutenção da ordem pública de Coari, segundo informações do secretário.

“O que estamos vendo é um trabalho de planejamento, com integração de órgãos, e com isso tudo fica mais fácil”, finalizou ele.