Pular para o conteúdo

Lula toma posse para seu terceiro mandato como presidente do Brasil

Após tomar posse, presidente exaltou consciência política da sociedade brasileira nas eleições e “atitude corajosa do Judiciário para fazer prevalecer a vontade das urnas”

Em seu discurso de posse como presidente da República, Lula (PT) exaltou a consciência política da sociedade brasileira demonstrada nas eleições de outubro e destacou a superação da “mais abjeta campanha de mentiras” promovida pelo candidato derrotado Jair Bolsonaro (PL).

“Pela 3ª vez compareço a este Congresso Nacional para agradecer ao povo brasileiro o voto de confiança que recebemos. Renovo o juramento de fidelidade à Constituição da República, junto com o vice-presidente Geraldo Alckmin e os ministros que conosco vão trabalhar pelo Brasil”, iniciou Lula.

“Se estamos aqui é graças à consciência política da sociedade brasileira e à frente democrática que formamos. Foi a democracia a grande vitoriosa, superando a maior mobilização de recursos públicos e privados que já se viu; as mais violentas ameaças à liberdade do voto e a mais abjeta campanha de mentiras”, acrescentou o presidente.

“Foi fundamental a atitude corajosa do Judiciário, especilamente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para fazer prevalecer a verdade das urnas.”

“Nossa mensagem ao Brasil é de esperança e reconstrução. O grande edifício de direitos, de soberania e de desenvolvimento que esta Nação levantou vinha sendo sistematicamente demolido nos anos recentes. É para reerguer este edifício que vamos dirigir todos os nossos esforços”, declarou Lula.

Posse nas mãos do povo

Lula subiu a rampa ao lado do cacique Raoni, de uma criança negra, uma mulher LGBT e uma pessoa com deficiência

Retornando à Presidência da República pela terceira vez, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), empossado, subiu a rampa do Palácio do Planalto e recebeu a faixa presidencial das mãos do povo brasileiro, neste domingo, 1º de janeiro de 2023.

Lula subiu a rampa ao lado do cacique Raoni, de uma criança negra, uma mulher LGBT e uma pessoa com deficiência.

Quem deveria passar a faixa era seu antecessor o Jair do (PL), que fugiu para os Estados Unidos às vésperas da posse de Lula.