Pular para o conteúdo

Ministério da Defesa entrega relatório ao TSE sobre eleições

O Ministério da Defesa divulgou, nesta quarta-feira (9), o relatório da fiscalização do sistema eletrônico de votação feito pelas Forças Armadas. O parecer final foi entregue ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e não aponta nenhuma inconformidade no sistema das urnas.

Em suma, o documento de 63 páginas confirma que as eleições foram limpas, livres e legítimas, assim como já tinham antecipado as auditorias da OAB e do TCU.

O ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, conclui que “foram encontradas 0% (zero por cento) de inconsistências no processo eleitoral”. Apesar disso, levanta hipotéticos problemas que podem ocorrer, mas que não puderam ser verificados por dificuldades ao acesso ao código-fonte.

O relatório do Ministério da Defesa foi elaborado por militares ligados a Jair Bolsonaro. O Alto Comando do Exército preferiu não se envolver na pauta.

O comandante do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes, fez chegar a ministros do STF a informação de que estaria constrangido com a divulgação desse relatório. A explicação dada ao Supremo é que o Exército está apenas cumprindo uma ordem do Palácio do Planalto, e não concorda com a divulgação do relatório.

Tribunal Superior Eleitoral se pronuncia

Logo após o Ministério da Defesa divulgar a verificação paralela às urnas sem nenhum indicativo de fraude eleitoral, o presidente do TSE, Alexandre de Moraes publicou nota sobre o relatório. O ministro se disse satisfeito com o resultado da verificação e afirmou que sugestões serão analisadas para eventuais melhorias no processo.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu com satisfação o relatório final do Ministério da Defesa que, assim como todas as demais entidades fiscalizadoras, não apontou a existência de nenhuma fraude ou inconsistência nas urnas eletrônicas e no processo eleitoral de 2022.

As sugestões encaminhadas para aperfeiçoamento do sistema serão oportunamente analisadas.

O TSE reafirma que as urnas eletrônicas são motivo de orgulho nacional e as eleições de 2022 comprovam a eficácia, lisura e total transparência da apuração e totalização dos votos.

Alexandre de Moraes

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral