Pular para o conteúdo

Ministro do STJ prorroga prisão de envolvidos na operação sangria

O ministro do Superior Tribunal de Jusiça (STJ), Francisco Falcão, determinou a prorrogação, por mais cinco dias da prisão temporária dos cinco detidos na segunda fase da Operação Sangria, deflagrada na última quinta-feira (8). A determinação atende pedido da Polícia Federal (PF) que ainda apura denúncias de desvios na saúde pública do Amazonas. Com a medida, permanecerão presos: Rodrigo Tobias de Souza Lima; Dayana Priscila Mejia de Sousa, Ronaldo Gonçalo Caldas Santos; Luiz Carlos Avelino Junior; e Gutemberg Leão Alencar.

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) confirmou ter sido notificada da decisão.

A PF esteve, ontem, nas unidades prisionais cumprir a determinação do ministro.

De acordo com a decisão do STJ, não houve possibilidade de audiência de custódia e todos ficarão cinco dias presos. A prisão dos envolvidos foi extremamente importante para colher mais provas sobre a aquisição dos 28 ventiladores pulmonares em uma loja de vinhos por R$ 2,9 milhões pelo governo do Estado.

Segundo as investigações, Rodrigo Tobias De Souza Lima, é ex-secretário de saúde do Estado, teve “participação efetiva” no esquema fraudulento no âmbito da Secretaria de Saúde para aquisição dos ventiladores pulmonares. Tobias, tinha conhecimento da irregularidade do processo licitatório para compra dos ventiladores, sabia do superfaturamento.