Pular para o conteúdo

Novato na Aleam, deputado Wanderley Monteiro mantém baixa produtividade entre todos

Novato na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado Wanderley Monteiro parece que ainda não conseguiu se adequar ao cargo e consegue ser o segundo deputado estadual com mais faltas em sessões em 2023.

Wanderley Monteiro conseguiu ter 12 faltas sem justificativas, neste primeiro semestre que iniciou em fevereiro e foi até junho, totalizando 46 reuniões ordinárias e oito dias de votações.

O deputado estadual já iniciou seu trabalho na Aleam, faltando a duas sessões em fevereiro. No mês seguinte, deixou de ir a quatro reuniões; em abril faltou duas vezes e no último mês não compareceu para trabalhar em quatro sessões.

Neste período no cargo de deputado na Aleam, Wanderley ainda não apresentou uma proposta com relevância à população do estado do Amazonas.

O parlamentar apresentou 16 projetos de lei sobre o tema ‘dias’, ‘semanas’, ‘programas’; entregar títulos de cidadão amazonense e outras ideias que não refletem, de fato, melhorias para a população.

Entre as leis sem que instituem dias ou semanas de comemoração estão:

Um que institui o dia 05 de junho como o ‘Dia do Indigenista’, outro, o dia 07 de junho como o ‘Dia do Portador da Síndrome de Tourette’; o ‘Dia do Catador (a) de Materiais Recicláveis’; o ‘Dia Estadual da Economia Solidária’; ‘o dia Estadual da Audiodescrição e do Audiodescritor (a); ‘o Dia Estadual do Exame do Teste do Pezinho’; ‘a Semana Estadual do Sistema Braille nas escolas’; ‘a Semana Estadual do Atleta Paraolímpico’ e ‘a Semana de Conscientização sobre o uso ilegal de fogos de artifícios’.

Entre os deputados novatos, os que mais gastaram o recurso da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap), apenas em fevereiro e março foram o Mário César Filho com o montante de R$ 99.678,86 (noventa e nove mil, seiscentos e setenta e oito reais e oitenta e seis centavos). Depois aparece o deputado Wanderley Monteiro, que utilizou R$ 99.200,00 (noventa e nove mil, e duzentos reais) do ‘Cotão’.