Pular para o conteúdo

Pesquisa da DMP/Tiradentes mostra Amazonino liderando intenções de votos em Manaus

A nova pesquisa DMP/REDE TIRADENTES, divulgada nesta sexta-feira (23), mostra uma reviravolta na disputa pela Prefeitura de Manaus, na briga pela segunda vaga em um possível segundo turno. Amazonino Mendes (PODE) segue liderando com 32% dos votos. A surpresa é Ricardo Nicolau (PSD) que ultrapassou José Ricardo (PT) e agora disputa a ida ao segundo turno com o candidato do Avante.

Pelos números, o candidato do Avante atingiu 16% e é marcado de perto por Nicolau que agora tem 11,5% das intenções de votos. O petista José Ricardo caiu para 8% das intenções de votos. A quinta colocação é de Alfredo Nacimento (PR), candidato do atual prefeito de Manaus, que atingiu 5,5% no levantamento.

A DMP/Tiradentes também divulgou projeção de votos válidos, aqueles que excluem os brancos e nulos e, são os usados na contagem final. Segundo a pesquisa Amazonino tem 38% dos votos válidos, podendo chegar a 41%. O segundo colocado alcançaria 19% dos votos. Já Ricardo Nicolau, teria nesse novo levantamento, de 13% a 16% dos votos válidos.

Segundo turno

A DMP fez simulações de segundo turno, em todos os levantamentos apresentados, Amazonino Mendes (PODE) venceria a disputa. O melhor cenário seria contra Alfredo Nascimento (PR), nessa disputa Amazonino teria 75% dos votos válidos contra 25% de Alfredo. Em uma simulação contra José Ricardo, Amazonino alcançaria, segundo a DMP, 66% dos votos válidos contra 34%.

Contra o Coronel Menezes (Patriota), Amazonino teria 65% contra 35%. Em uma disputa com Capitão Alberto Neto (Republicanos), Mendes teria 64% dos votos válidos. Se a disputa no segundo turno fosse contra Ricardo Nicolau, Amazonino teria 61% contra 39% de Ricardo. Amazonino também venceria o candidato do Avante, que tem Marcos Rotta (Democratas), atual vice-prefeito da cidade, como companheiro de chapa. Amazonino teria 54% dos votos válidos, contra 46% do adversário.

A DMP/Tiradentes ouviu 1.001 pessoas entre os dias 19 e 22 de outubro, em Manaus. A margem de erro é de 3,2% e nível de confiança da pesquisa de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número AM-09146/2020.