Pular para o conteúdo

Pesquisa DMP Tiradentes, aponta vitória de Amazonino Mendes

O Instituto DMP Tiradentes divulgou nesta segunda-feira (28), uma pesquisa eleitoral, sendo a primeira após as convenções partidárias que homologou os candidatos. De acordo com os dados apresentados na pesquisa, o candidato Amazonino Mendes (Podemos) mantém ampla vantagem para o segundo colocado, David Almeida (Avante). A surpresa ficou para o chamado segundo pelotão, que mostra o crescimento, dentro da margem de erro, de Ricardo Nicolau (PSD) e José Ricardo (PT), que ultrapassaram Capitão Alberto Neto (Republicanos), que aparecia na terceira colocação em pesquisas de outros institutos.

No levantamento estimulado, aquele no qual o entrevistado recebe um disco com as fotos dos candidatos, Amazonino pontuou 33% das intenções de votos, contra 18% de David Almeida (Avante).

Tecnicamente empatados, dentro da margem de erro que é de 3,1%, aparecem José Ricardo (PT) 6%, Ricardo Nicolau (PSD) 5%, Capitão Alberto Neto (Republicanos) 5%, Alfredo Nascimento (PR) 5%, Coronel Menezes (Patriota), que pontuou 4%, e Chico Preto (DC), que teria, segundo o DMP, 2% das intenções de votos.

Os candidatos Marcelo Amil (PCdoB), Romero Reis (NOVO) e Gilberto Vasconcelos (PSTU), juntos, somam 1% das intenções de votos.

Votos brancos ou nulos atingiram chegaram aos 16% e o número de eleitores indecisos é de 5%.

Segundo turno

O DMP Tiradentes fez simulações para o segundo turno das eleições. Segundo a pesquisa divulgada hoje, Amazonino Mendes (Podemos) venceria em todos os cenários se as eleições fossem hoje.

Tirando os votos dos eleitores indecisos e brancos ou nulos, em um confronto contra David Almeida (Avante), Amazonino Mendes teria 54% dos votos, contra 46%.

Em uma disputa contra o petista José Ricardo, Amazonino teria 64% dos votos válidos, contra 36%.

Em um cenário contra Alfredo Nascimento (PR), Amazonino Mendes teria uma vantagem de 71% dos votos válidos, Alfredo atingiria 29%.

Contra Capitão Alberto Neto (Republicanos), Amazonino somaria 70% contra 30% dos votos válidos.

A pesquisa DMP também fez projeção de segundo turno entre Amazonino Mendes e Coronel Menezes (Patriota). Segundo o levantamento, nesse confronto, somando os votos válidos, Amazonino teria 72% contra 28% do ex-presidente da Suframa.

Já em uma disputa contra Ricardo Nicolau (PSD), Amazonino Mendes atingiria 64% contra 36%, somando os votos válidos.

A pesquisa DMP Tiradentes foi realizada entre os dias 22 e 25 de setembro com 1.003 entrevistados. A margem de erro é de 3,1% e o nível de confiança do estudo é de 95%. O registro no é o AM-01820/2020.