Pular para o conteúdo

Pesquisa Pontual e Portal O Poder, mostra Amazonino em primeiro lugar nas intenções de votos para a Prefeitura de Manaus

O Instituto Pontual e o Portal O Poder divulgaram nesta terça-feira (22) a primeira pesquisa de intenções de votos para a prefeitura de Manaus após as convenções partidárias, que se encerraram dia 16 de setembro. Segundo os dados apresentados, Amazonino Mendes (PODE) lidera as intenções do eleitorado no primeiro e segundo turno. O ex-deputado David Almeida (Avante) aparece em segundo lugar, seguido pelo deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos).

Pelos números divulgados pela Pontual se o primeiro turno das eleições fosse hoje, Amazonino  teria 32,5% e David 15,2%. O terceiro colocado seria Capitão Alberto Neto com 7,5%, seguido do petista José Ricardo, que marcou 6,4% nesta pesquisa. A quinta colocação seria do ex-ministro dos transportes Alfredo Nascimento, que pontuou 5%. Coronel Menezes (Patriota) aparece com 3,7% e aparece na frente de Ricardo Nicolau (PSD) 1,9%, Chico Preto (DC) 1,5%, Romero Reis (NOVO) 0,4%. As últimas posições são dos candidatos da esquerda, Gilberto Vasconcelos (PSTU) 0,1% e Marcelo Amil (PCdoB) 0,1%.

O Instituto Pontual também simulou um disputa em um provável segundo turno entre os dois principais colocados na pesquisa. Pelo levantamento, Amazonino Mendes seria eleito prefeito de Manaus com 45,7% dos votos totais, contra 30,6% de David Almeida. Nesse cenário, votos brancos ou nulos somariam 17,7% e o número de eleitores indecisos atingiria os 6%.

Rejeição

Entre os 11 candidatos que disputam a Prefeitura de Manaus, Alfredo Nascimento – que já foi prefeito duas vezes e ministro dos Transportes – é o campeão em rejeição, com 25,9%, segundo a pesquisa Pontual; seguido de Amazonino, com 17,7%.

Na terceira posição aparece Zé Ricardo, com 6,9%; depois David Almeida, com 5,5%; Chico Preto, com 3,7%; e Nicolau, com 3,0%.

Baixa rejeição

Apresentando baixa rejeição aparecem Alberto Neto, com 2,8%; Marcelo Amil, com 2,3%; Coronel Menezes, 2,1%; Gilberto Vasconcelos, 2,1%; e Romero Reis, com 1,9%.

Entre os indecisos são 15,6% e os que rejeita todos são 10,5%.

O Instituto Pontual realizou sua pesquisa entre os dias 17 e 22 de setembro com 1.066 entrevistados. A margem de erro do levantamento é de 3%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número  AM-00425/2020.