Pular para o conteúdo

Pesquisa Pontual mostra Amazonino na frente dos adversários em busca da Prefeitura de Manaus

A pesquisa realizada pelo Instituto Pontual e divulgada nesta sexta-feira (7), mostra que o pré-candidato a Prefeitura de Manaus Amazonino Mendes (Podemos), se mantém na liderança com 31,7% das intenções de voto, e confirma a tendência de segundo turno com o adversário, o ex-deputado estadual David Almeida (Avante), que registrou 12,3% dos votos dos eleitores entrevistados.

O deputado federal José Ricardo (PT) voltou a aparecer em terceiro lugar, com 5,5%, passando do também deputado federal, capitão Alberto Neto (Republicanos), que caiu para a quarta posição, com 4,8% das intenções de voto.

Serafim Corrêa (PSB) vem logo em seguida, com 4,5% e, a delegada licenciada da Polícia Civil, Débora Mafra (PSC), aparece com 4,3% das intenções de votos.

O vice-prefeito Marcos Rotta (DEM), que vai tentar se eleger prefeito de Manaus, recebeu 4,0% do interesse do eleitor, enquanto Alfredo Nascimento (PL), ficou com 3,8%.

O pré-candidato a prefeito, Josué Neto (PRTB), recebeu 2,3% e o ex-deputado federal Hissa Abrahão (PDT), aparece com 1,9%.

Os últimos a pontuar na Pesquisa Pontual foram os pré-candidatos Ricardo Nicolau (PSD), com 1,6%; Romero Reis, com 0,3%; e Jonas Araújo (Psol), com 0,1%.

Os que decidiram pelo voto branco ou nulo somaram 14,5% e, os indecisos, 8,4%.

Amazonino Mendes também é a preferência do eleitor, quando perguntado qual dos nomes seria a sua segunda opção de voto. O ex-governador tem a lembrança de 14,3% dos entrevistados.

David Almeida também é bem lembrado, com 12,2% dos votos, seguido de José Ricardo, com 7,5% e, Alfredo Nascimento, 6,4%.

Alberto Neto é a segunda opção de voto de 5,5% dos entrevistados, seguido de perto por Serafim Corrêa, com 5,3% e, Marcos Rotta, com 5,1%.

A delegada Débora Mafra também está na lembrança de 4,0% dos entrevistados, seguida de Hissa Abrahão, 3,6% e, Josué Neto, 3,5%.

Os pré-candidatos Ricardo Nicolau, Romero Reis e Jonas Araújo tiveram 1,9%; 1,0% e 0,3% de votos, respectivamente.

Entre os que decidiram por branco ou nulo são 19,4% e, os indecisos, 10,0%.

m quarto lugar na pesquisa, Alberto Neto apresenta uma rejeição baixíssima, com apenas 1,0%, seguido da delegada Débora Mafra, com 0,9%.

Entre os indecisos neste item são 15% e, os que rejeitam todos os nomes apresentados, foram 11,7%.

Perguntados se fossem para escolher entre o “Novo” e a “Experiência” como qualidades do próximo prefeito de Manaus, 49,2% dos entrevistados responderam pela “Experiência” e, 19,1%, pelo “Novo”. Outros 31,7% não souberam opinar.

A Pesquisa Pontual entrevistou 1.066 eleitores, entre os dias 30 de julho e 7 de agosto, em todas as zonas de Manaus e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 07632/2020. A margem de erro é de 3% para mais e para menos e intervalo de confiança de 95%.