Pular para o conteúdo

Prefeito de Borba é denunciado por violência política contra ex-vereadora

O prefeito de Borba Simão Peixoto, foi denunciado nesta quarta-feira (10) por violência política contra a sua ex-secretária municipal do interior a ex-vereadora Elizabeth Maciel, conhecida como “Betinha”.

Betinha teria pedido exoneração do cargo para concorrer nas eleições municipais deste ano como vereadora, mas ao saber que ela apoiaria um de seus adversários na disputa pela Prefeitura de Borba, Simão Peixoto tornou sua exoneração sem efeito, para que ela não cumpra o tempo determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para a descompatibilização para poder concorrer as eleições.

Conforme publicado no dia 8 de abril no Diário Oficial de Borba, o prefeito Simão Peixoto assinou que o Decreto nº 063/2024, do dia 04 de abril de 2024, publicado no dia 5 de abril, que dispõe sobre a exoneração da servidora em regime efetivo Elizabeth Maciel de Souza, no cargo de secretária municipal de interior, para tornar sem efeito.

Após a denúncia na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o prefeito voltou atrás a efetivou a exoneração de Betinha, afirmando em nota que o despacho que tornava sem efeito a exoneração, já foi corrigido.

Elizabeth Maciel foi encaminhada para à Procuradoria de Justiça pelo presidente da Aleam, Roberto Cidade (UB).

Não é a primeira vez que Simão Peixoto é acusado de violência política contra mulheres, ele já disse em praça pública que daria uma surra em uma vereadora de oposição que estava pedindo investigações contra o prefeito, por conta de seus desmandos na cidade.