Pular para o conteúdo

Prefeito de Manaus se diz perseguido por milícias digitais, após polêmicas na sua gestão

O prefeito David Almeida (Avante) negou nesta quinta-feira (21) irregularidades na distribuição de vacinas contra a Covid-19 pela Prefeitura de Manaus. A vacinação na capital foi interrompida por um dia, ontem, para a revisão do plano local da fase 1, que inclui indígenas e profissionais da saúde.

Em uma entrevista coletiva, que não foi transmitida pelas redes sociais do prefeito, David afirmou que não houve ilegalidade na polêmica vacinação das duas jovens médicas da família Nilton Lins. Disse que não é o Município que define os critérios de vacinação e sugeriu que está sendo perseguido por uma onda de “fake news” e “notícias criminosas”. Ele no entanto não apontou com clareza quem estaria perseguindo sua gestão, que chegara ao seu 21° dia.

O caso das médicas de família rica, recém formadas e nomeadas em cargos comissionados na véspera do início da vacinação, está sendo apurado por vários órgãos de controle, não só locais, mas também pelo Ministério Público Federal (MPF). O fato foi amplamente noticiado pela imprensa nacional, como nos jornais Folha de S. Paulo, Estadão, rádio BandNews FM e TV Globo, ficando marcado como “fura-fila”, uma vez que haveria profissionais da linha de frente que deveriam ter recebido o imunizante antes das jovens. A situação veio à tona após elas publicarem no Instagram fotos do momento em que foram vacinadas.

Na coletiva à imprensa, David disse que, se não fosse a paralisação após a polêmica, a prefeitura já teria conseguido imunizar todos os servidores municipais que estavam previstos para serem vacinados.

O prefeito reafirmou que vai disponibilizar a lista daqueles que receberam e receberão a Coronavac aos órgãos de controle e que só não a torna pública por impedimento legal.

“Querem nos culpar talvez pela agilidade, talvez pela eficiência, só pode. Não existe desvio (de vacinas), não existe possibilidade, essas vacinas são todas rastreadas”, disse David, afirmando que identificou uma “milícia digital” formada com o intuito de desgastar sua gestão.

“A quem interessa o caos na cidade de Manaus? Os serviços da prefeitura estão todos funcionando. Isso incomoda”, disse.

David reclamou das reações (publicação de notícias e medidas de órgãos) que se seguiram ao anúncio dele em transmissão ao vivo na internet da publicação de uma portaria que proibiria a realização de fotos nas salas de vacinação (o TCE, por exemplo, apoiado pela fé pública da palavra do prefeito, emitiu uma recomendação para que ele não fizesse isso).

O prefeito afirmou ainda que a prefeitura está se preparando para uma possível terceira onda da pandemia na cidade.