Pular para o conteúdo

Prefeitura de Iranduba decreta lockdown de 15 dias no município

Com o município registrando mais de 3.500 casos de Covid-19, mais de 60 óbitos, o Hospital Hilda Freire (o único da cidade) com mais de 90% dos leitos ocupados e sem oxigênio suficiente para atender à demanda, o prefeito Augusto Ferraz (DEM) decretou “Lockdown” (confinamento), na noite deste sábado (9), em Iranduba, pelo prazo de 15 dias (de 9 a 23 de janeiro), como estratégia para frear o avanço do novo Coronavírus na sede, distrito de Cacau-Pirera e comunidades da zona Rural.

O “Lockdown” estará em vigor diariamente das 14 às 6 horas da manhã do dia seguinte. Nesse período, as pessoas deverão permanecer em suas casas.

Das 6 às 14 horas, quando será permitida a circulação do público nas ruas e demais espaços, será obrigatório o uso de máscaras de proteção.

Decreto

Restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniências e similares só poderão funcionar nas modalidades “DELIVERY” (entrega em domicílio) e COLETA (o cliente vai ao local e busca o próprio pedido).

O decreto N.º 009/2021 GAB/PMI, de 09 de janeiro 2021 (anexo), é assinado pelo prefeito Augusto Feraz, pelos secretários de saúde, Daniel Barroso; de Indústria, Comércio, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Moisés Lopes; pelo chefe da Casa Civil, Gilberto de Deus, e pelo procurador geral do município, Almir Prestes.

Na noite deste sábado (9), uma grande operação, capitaneada pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), percorreu vários pontos do município para determinar o fechamento de todos os estabelecimentos comerciais e a saída das pessoas das ruas.

O prefeito Augusto Ferraz participou da operação, que começou pela Praça dos Três Poderes, por volta das 21 horas.

Augusto Ferraz reforçou a recomendação ao público em geral, no sentido de que use máscaras, mantenha o distanciamento e higienize sempre as mãos com água e sabão, álcool em gel ou líquido 70%.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Daniel Barroso, a decretação do “Lockdown” é uma forma de impactar a sociedade para que ela perceba o nível de gravidade da pandemia do novo Coronavírus em Iranduba.

A ação teve as parcerias da Polícia Militar, Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Desenvolvimento Econômico; Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Guarda Municipal, Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTTI), Casa Civil, Procuradoria Geral do Município, além de outros órgãos da esfera municipal e representantes do Conselho Tutelar (conselheira Paula Prestes) e da Câmara Municipal (vereador Michel Lopes/ PSDB).

Neste domingo (10), a “força-tarefa” de enfrentamento à Covid-19” vai percorrer os balneários do município para proceder o fechamento desses locais.

Segundo o secretário municipal de indústria, comércio, turismo e desenvolvimento econômico, Moisés Lopes, indústrias como a fábrica de pisos, localizada no bairro Morada do Sol, e as olarias não serão afetadas pelo Decreto de “Lockdown”. “Elas precisarão apenas obedecer aos protocolos de saúde”, explicou o secretário.

DECRETO N.º 009/2021 GAB/PMI, DE 09 DE JANEIRO DE 2021.

DISPÕE sobre medidas de protocolo de Segurança em Saúde, ao Combate a COVID -19.

O PREFEITO MUNICIPAL DE IRANDUBA, no uso de suas atribuições legais, dentre outras, as conferidas pelo Art. 61, IV da Lei Orgânica do Município.
CONSIDERANDO que a saúde é direito de todos e dever do Poder Público, na forma do Art. 196 da Constituição da República Federativa do Brasil;
CONSIDERANDO que cuidar da saúde e assistência pública é competência comum de todos os entes federados, na forma do Art. 23 da Constituição da República Federativa do Brasil