Pular para o conteúdo

Presidente do Caprichoso, Jender Lobato, pai e sócia de Saulo Viana são presos pela PF

  • por

O Presidente do boi-bumbá Caprichoso, Jender Lobato foi um dos presos na manhã desta segunda-feira (23), durante a operação “Ponto de Parada”, deflagrada pela Polícia Federal para apurar desvios de recursos destinados à educação em Presidente Figueiredo, município distante 107 quilômetros da capital. A prisão aconteceu na capital do Amazonas nas primeiras horas da manhã.

Além Jender, foram presos Sérgio Vianna, 74 anos, pai do deputado estadual Saulo Vianna (PTB). Sérgio é ex-presidente do Movimento Marujada. Rosedilce de Souza Dantas, sócia da empresa de Saullo e Udsom Maranhão Duarte, engenheiro e funcionário da prefeitura de Presidente Figueiredo, também foram encaminhados para sede da PF no Amazonas. Eles ficarão presos temporariamente.

As investigações apontam que os acusados operavam um esquema de corrupção que fraudou um processo licitatório para fornecer transporte escolar para Presidente Figueiredo. Jender era o presidente da Comissão de Licitação de Presidente Figueiredo, em 2017, e teria beneficiado a empresa de Saulo. O esquema aconteceu às vésperas das eleições de 2018. Saullo foi eleito deputado naquele pleito.

A PF também informou que o grupo superfaturou o contrato em questão em mais de R$ 4 milhões. O deputado Saulo Vianna também é um dos investigados, mas possui foro privilegiado. A casa dele foi alvo de mandado de busca e apreensão. A ex-esposa de Saulo foi ouvida pela PF, mas não foi detida. Na casa dela a polícia cumpriu mandados de busca e apreensão.

Em 2018, Vianna chegou a ser preso por conta da investigação, mas foi liberado e conseguiu tomar posse e exercer o mandato.