Pular para o conteúdo

Presidente Lula cumpre agenda em Parintins nesta sexta-feira (4)

Centenas de apoiadores de Lula estão na Praça Digital, no Centro de Parintins, distante a 360 quilômetros de Manaus, aguardando a chegada do presidente. Lula desembarcará na Ilha Tupinambarana na manhã desta sexta-feira (4) para agenda de inauguração e lançamentos de programas.

Na Praça Digital está montado o palanque em que o presidente irá discursar e realizar anúncio. Apoiadores e povos indígenas de diversas etnias estão concentrados desde as primeiras horas da manhã. A segurança foi reforçada. Antes da liberação de acesso à praça, filas se formaram nas proximidades.

Os apoiadores usam camisa vermelha, faixas e cartazes em apoio ao presidente. Outro item utilizado é a tolha com o rosto estampado do presidente sobre o fundo vermelho, que ficou popular durante as eleições de 2022.

Por volta das 8h (horário de Manaus), o presidente da República saiu de Brasília a caminho de Parintins. Nas redes sociais, os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB) postaram selfies junto à comitiva de Lula.

Lula registrou em seu perfil no Twitter a ida a Parintins. “Decolando hoje para Parintins. Ontem foi anunciado queda do desmatamento da Amazônia. Hoje estamos trabalhando na ligação de regiões isoladas ao Sistema Nacional de Energia. O que vai reduzir a queima de óleo diesel na região. Combinando desenvolvimento e preservação ambiental”, escreveu o presidente.

Agenda

Lula inaugura um programa energético para a região chamado ‘Energias da Amazônia’. A iniciativa federal inclui a interligação de Parintins, Itacoatiara e Juriti, no Pará, ao Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SIN); o relançamento do Programa Luz para Todos; a assinatura da ordem de serviço da obra do Linhão de Tucuruí, que vai interligar Manaus e Boa vista; além do lançamento do Programa de Descarbonização da Amazônia.

A cerimônia estava prevista para iniciar às 11h (12h de Brasília). Além de autoridades locais também terá a presença do Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira e do governador Wilson Lima (UB).

O presidente também deve visitar o Bumbódromo e os currais dos bumbás Garantido e Caprichoso. Ainda durante a visita receberá o título de cidadão parintinense.